Mulher engana família após fingir câncer para receber ajuda financeira

Moradora do DF que fingia ter câncer enganou marido e filhos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Telma Cristina Saraiva, 44 anos, que fingia ter câncer para receber ajuda financeira e outras doações, também enganou o marido e os três filhos, informou a Polícia Civil do DF nesta terça-feira (12/3). A moradora do Guará foi indiciada por estelionato continuado (quando há mais de uma vítima). 

Caso seja condenada, poderá pegar pena de um a cinco anos de prisão. Ela começou dizendo que tinha câncer nos seios, depois no intestino e, por último, no reto. A Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf), que investigou a denúncia contra Telma, pede que outras vítimas dela registrem ocorrência. De acordo com polícia, a mulher deu início à fraude há quatro anos, quando o marido decidiu se separar.

 Após o anúncio da doença, o homem permaneceu com a família. Segundo a polícia, tanto o companheiro quanto os três filhos, que têm idades entre 15 e 20 anos, acreditaram na mentira. Alguns parentes chegaram a raspar o cabelo em solidariedade a ela. 

A polícia ainda não estimou o valor arrecadado pela mulher ao longo dos anos, mas confirmou que as doações ocorriam em dinheiro, transferências bancárias, além de cestas básicas e até tratamentos estéticos em SPA. O coordenador da Corf, delegado Wisllei Salomão, contou que no ano passado o marido teria descoberto a mentira e se separado dela. O homem, no entanto, não denunciou o crime à polícia. 

A denúncia foi feita em fevereiro pela Organização Não Governamental (ONG) Vencedoras Unidas, responsável por acolher mulheres diagnosticadas com a doença. Telma procurou a entidade pedindo ajuda financeira e oferecendo palestras motivacionais. Uma das diretoras da ONG, Lilian Kelly de Oliveira, 41, disse que o Vencedoras Unidas trata o assunto com cautela e prefere aguardar o resultado das investigações.

 Mas contou que Telma teria chegado à ONG informando que já havia se curado de três cânceres – dois de mama e um no intestino – e estaria em tratamento de um terceiro, no reto. Além disso, segundo afirmou, Telma alegou ter sofrido também um AVC no passado. 

A história lhe rendeu o prêmio de Miss Superação no DF no ano passado. Sem plano de saúde De acordo com a denúncia feita à Polícia Civil, Telma teria pedido ajuda a participantes do grupo e ao “público em geral”. Teria dito que passava por enormes dificuldades financeiras, inclusive com falta de alimentos, e, ainda, que estava prestes a perder o plano de saúde por causa de seu ex-marido. A princípio, diz Lilian, ninguém suspeitou de nada.

 “Muita gente abraçou a causa dela”, garante. Com a visibilidade adquirida, algumas pessoas teriam prestado ajuda financeira. “Nós nos consideramos vítimas”, disse a diretora da ONG Vencedoras Unidas. As suspeitas começaram em dezembro de 2018. 

“O comportamento dela não condizia com o de quem está em tratamento. Quando a questionávamos, entrava em contradição. Começamos a reparar que ela raspava o cabelo”, completa a representante do Vencedoras Unidas. Depois, segundo contou Lilian, Telma teria dado o nome falso do médico que fazia o tratamento. “Disse também que precisava fazer quimioterapia manipulada em farmácia.

 Perguntamos ao oncologista se esse procedimento existia e a resposta foi ‘não’. Ficamos dois meses tentando entender a história”, acrescentou Lilian Kelly de Oliveira. Após a desconfiança, Telma teria apagado suas contas nas redes sociais e fotos e saído do grupo de WhatsApp do Vencedoras Unidas, sem aviso prévio.

 “Nunca imaginamos que alguém pudesse mentir sobre isso. Estamos todas revoltadas”, lamenta Lilian. A organização publicou uma nota em que “reitera o compromisso de continuar seus trabalhos, primando sempre pela credibilidade das informações e o respeito à vida, que são os pilares da ONG desde sua criação, em 2017”.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES