Mulher perde o lábio superior após fazer preenchimento com produto PMMA

Após se submeter a uma biópsia, Mariana descobriu que o produto aplicado no procedimento era PMMA

Mulher perde o lábio superior após fazer preenchimento com produto PMMA | Imagem: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2020, aos 35 anos, Mariana Michelini optou por procedimentos estéticos para preenchimento nos lábios, no queixo e na região das maçãs do rosto, realizado por um profissional de saúde em Matão, localizado a 306 km da cidade de São Paulo. Após seis meses, ela despertou com o rosto inflamado, avermelhado e dolorido.

Após uma biópsia, Mariana descobriu que o produto aplicado não era ácido hialurônico, como ela presumia, mas sim PMMA (polimetilmetacrilato).

O PMMA é um preenchedor definitivo em forma de gel, utilizado em procedimentos estéticos e correção de lipodistrofia. No entanto, desde os anos 2000, seu uso tem sido evitado pelos médicos devido à sua natureza permanente e capacidade de aderir à pele, músculos e ossos. Remover o PMMA sem causar danos a essas estruturas é extremamente desafiador, especialmente em casos de inflamação ou insatisfação do paciente com os resultados.

Embora a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permita o uso do produto para fins estéticos e reparadores, a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) não o recomenda.

Atualmente, médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos preferem utilizar ácido hialurônico para preenchimento, uma substância naturalmente presente no corpo humano e reproduzida em laboratório. Esse tipo de preenchedor é absorvível e considerado mais seguro, podendo durar até dois anos. Além disso, pode ser removido com a aplicação de uma enzima chamada hialuronidase.

Desde 2021, Mariana tem passado por diversos tratamentos, incluindo o uso de antibióticos e corticoides, intervenções para extrair partes do PMMA e uma cirurgia que envolveu a remoção de seu lábio superior e buço. Em dezembro do ano passado, ela passou pela primeira cirurgia de reconstrução, e está prevista outra nos próximos meses. Após compartilhar sua história nas redes sociais, Mariana enfrentou um processo legal movido pela pessoa responsável pelo procedimento, resultando em uma restrição para mencionar o nome ou a profissão dessa pessoa.

(Com informações do Jornal de Brasília)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES