Mulher remove miomas uterinos semelhante ao peso de uma gravidez de 6 meses

O lugar em que eu estava antes da cirurgia havia se tornado meu normal, então pensei que era assim que eu deveria me sentir todos os dias

Mulher remove miomas uterinos semelhante ao peso de uma gravidez de 6 meses | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Erica Chidi, cofundadora e CEO da Loom, uma plataforma de educação em saúde da mulher, está tornando pública sua jornada de saúde privada - uma batalha de seis anos contra miomas uterinos - disse ela, na esperança de fazer com que outras mulheres se sintam menos sozinhas.

 

"Pode ser uma jornada muito solitária, especialmente porque os miomas são o que eu considero obstáculos invisíveis, não algo que alguém possa ver e ter empatia imediata", disse Chidi, 35 anos, ao "Bom Dia América". 

 

"Você pode sentir que, 'Talvez não seja tão ruim. Talvez eu não precise falar tanto sobre isso, mas, para mim, eu sabia o quanto estava sofrendo e o quanto estava lutando e como era importante compartilhar sobre isso."

Mulher remove miomas uterinos semelhante ao peso de uma gravidez de 6 meses (Foto: Divulgação)

Chidi disse que quando começou a experimentar sintomas como sangramento menstrual intenso, inchaço persistente e cólicas e exaustão há cerca de seis anos, ela não tinha ideia de que eram sintomas de miomas uterinos - tumores não cancerosos que crescem na parede do útero ou útero, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde.

 

Embora ela estivesse indo ao seu OB-GYN para exames anuais, Chidi disse que não foi até apontar ao seu médico um nódulo grande e duro no estômago que ela recebeu um ultrassom transvaginal, um procedimento de imagem usado para examinar a vagina, útero, trompas de Falópio, ovários e bexiga, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

 

O procedimento encontrou 10 miomas uterinos, sendo o maior o tamanho de uma toranja, de acordo com Chidi.

"Fiquei realmente chocada com quantos foram encontrados", disse ela. "Meu útero foi esticado até cerca de 10 semanas de gravidez ... e é por isso que eu estava tendo tanto inchaço e também explicando o sangramento."

Mulher remove miomas uterinos semelhante ao peso de uma gravidez de 6 meses (Foto: Divulgação)

Naquela época, em 2019, Chidi disse que optou por se submeter à ablação endometrial, um "procedimento cirúrgico minimamente invasivo usado para tratar sangramento menstrual intenso", de acordo com a Food and Drug Administration. O procedimento, que tem como alvo o revestimento interno do útero, ou endométrio, pode encolher, mas não remove miomas uterinos.

O procedimento foi um sucesso, de acordo com Chidi, mas dois anos depois, ela disse que seus sintomas de sangramento, inchaço e desconforto haviam retornado.

 

Desta vez, Chidi disse que os médicos encontraram 23 miomas uterinos em seu útero, o equivalente ao peso de uma gravidez de 6 meses.

"Por quase dois anos, eu estava andando por aí todos os dias me sentindo muito como uma pessoa grávida de 6 meses, mas sem a incrível sensação de gravidez", disse Chidi. "Apenas aquele intenso trabalho físico em seu corpo sem um final feliz."

Devido ao crescimento de seus miomas, desta vez Chidi disse que optou por se submeter a uma miomectomia, que é um procedimento cirúrgico para remover miomas uterinos.

 

Depois de passar pela cirurgia de três horas em abril, Chidi disse que está se sentindo melhor do que em anos.

 

"O lugar em que eu estava antes da cirurgia havia se tornado meu normal, então pensei que era assim que eu deveria me sentir todos os dias", disse ela. "Tem sido realmente incrível ser lentamente reintroduzido de volta ao que é a minha verdadeira linha de base."

 

Chidi disse que, embora se espere que uma recuperação completa leve seis meses após a cirurgia, ela já tem mais energia e menos inchaço e peso dentro de seu corpo.

 

Ela disse que, uma vez que percebeu o quão comuns são os miomas uterinos, especialmente entre as mulheres negras, ela queria compartilhar sua história.

Mulher remove miomas uterinos semelhante ao peso de uma gravidez de 6 meses (Foto: Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES