Mulheres estudam mais e ganham menos do que os homens

Rendimento médio das trabalhadoras em 2009 representava 67,1% dos ganhos masculinos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar dos grandes avanços na economia, com a inserção cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho, as diferenças salariais entre trabalhadores do sexo feminino e masculino ainda são expressivas.

Dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgados nesta quarta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que o rendimento médio mensal dos homens era mais de um terço superior aos das mulheres no ao passado: R$ 1.171 deles, contra R$ 786 delas.

A desigualdade salarial entre mulheres e homens, entretanto, vem diminuindo desde 2004. Hoje, o ganho médio mensal das trabalhadoras equivale a 67,1% do rendimento dos homens. Em 2004, representava 63,6%.

O curioso é que, segundo os dados da Pnad, as mulheres trabalhadoras têm, em média, um ano a mais de estudo do que os homens. Mesmo assim, elas continuam ganhando menos.

De acordo com o IBGE, um dos fatores que faz com o ganho para o sexo feminino seja menor o é trabalho doméstico, onde as mulheres ocupam vagas que pagam menos do que às em que estão inseridas os homens.

A remuneração de uma faxineira, ou empregada doméstica, por exemplo, em geral é menor do que o ganho de quem ocupa a função de chofer, jardineiro e segurança.

A Pnad mostra também que as mulheres continuaram sendo maioria na população em idade ativa (51,3%), porém, entre as pessoas ocupadas, elas permanecem com uma representação menor que a dos homens.

Entre os homens, o percentual de ocupados era de 67,8% em 2009. Por sua vez, entre as mulheres, menos da metade estava ocupada: 46,8%. Entre as pessoas desempregadas elas eram maioria, 58,3%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES