Mulheres podem engravidar após tratar anovulação

Problema comum que pode causar infertilidade tem tratamento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com os novos estilos de vida e o ritmo sempre acelerado na vida profissional, as mulheres estão cada vez mais adiando o momento de ser mãe. Em muitos casos, o momento é cuidadosamente planejado com o parceiro, fazendo ajustes e planos para a chegada do novo membro da família. É neste momento, em que o ginecologista é aliado das mulheres e também quando são feitas consultas e exames de rotina para saber se está tudo pronto para a chegada do herdeiro.

Dentre vários exames e resultados, a anovulação quando descoberta assusta as mulheres e parceiros e surgem as dúvidas e questionamentos: mas o que é isso? Tem tratamento? O que causou? Vou poder engravidar? Em condições ideais, as mulheres ovulam todos os meses, liberando ovócitos que podem ser fecundados, quando o organismo falha e não ocorre a ovulação é denominado anovulação. Em mais comum acontecer no primeiro ano de vida fértil e também quando da chegada da menopausa.

“Pode ocorrer também em períodos específicos e é mais comum é mulheres que mesmo não fazendo uso de anticoncepcionais, não tem um ciclo menstrual regulado. Pode ocorrer pelo não amadurecimento do ovócito ou a algum problema de desequilíbrio hormonal, químico ou psicológico da mulher”, explica o médico ginecologista e especialista em fertilidade, André Luiz Costa.

Ele acrescenta que menstruação atrasada, para muitas mulheres pode ser sinal de gravidez, mas para outras podem ser sinal de anovulação. Mulheres com o ciclo irregular, muitas vezes não notam a ausência da ovulação e não procuram saber as causas. A ausência de um muco espesso na menstruação também pode indicar que não está ocorrendo a ovulação.

“É preciso ficar atento aos sinais, pois um sangramento menor que o normal ou a completa ausência pode ser considerado anovulação crônica e é preciso procurar o médico”, lembra André Luiz, acrescentando que para que se ocorra uma gravidez, é preciso que o óvulo maduro seja liberado e este seja fecundado pelo espermatozoide, com a ausência de óvulo é impossível a gravidez.

Quais as causas da anovulação?

A maioria dos casos de anovulação são causadas por algum desequilíbrio hormonal, que podem ser descobertos e tratados com a ajuda do ginecologista.  O médico André Luiz Costa, alerta para que o acompanhamento seja feito com frequência. “Uma mulher que está com suas consultas e exames ginecológicos em dia, tem menos risco de sofrer de anovulação, pois está sempre de olho e tratando, se for o caso”, afirma.

Mulheres que têm disfunção da tireoide como hipertiroidismo ou hipotiroidismo podem apresentar anovulação, bem como aquelas que têm ovários policísticos. A anovulação também pode estar presente em mulheres com problemas de alimentação, como anorexia, obesidade ou bulimia. “É preciso que a mulher seja muito honesta com seu médico e fale todos os seus problemas, mesmo que não sejam diretamente ligadas a vida sexual, pois para uma gravidez acontecer, ela precisa estar preparada e saudável”, reforça André Luiz.

Como posso me tratar?

O tratamento da anovulação pode ser feito através de medicação e acompanhamento médico. É feita a estimulação hormonal, o acompanhamento por ultrassom e dosagens hormonais. A mudança de estilo de vida também ajuda no tratamento, como uma rotina de exercícios físicos e uma dieta saudável, para se manter ou ficar no peso ideal.

Gravidez

Após a descoberta e o tratamento da anovulação, é a vez de partir para os cuidados com uma possível gravidez. “Uma mulher que tratou a anovulação, pode não engravidar imediatamente. Após esse processo de tratamento, vamos cuidar do processo de preparação para gravidez. Consultas e exames são necessários e o acompanhamento do médico é primordial”, reforça o ginecologista André Luiz Costa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES