Mulheres que desejam a gravidez devem adotar alguns cuidados

Especialista afirma que a época mais propícia para a gravidez é dos 20 aos 30 anos.

Avalie a matéria:
Mulheres que desejam a gravidez devem adotar cuidados. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As mulheres modernas buscam cada vez mais serem independentes, porém não deixam de lado o sonho de construírem uma família, com filhos. No Dia Internacional da Mulher, lembrado neste 8 de março, especialistas alertam aquelas mulheres que têm planos de estudar, se profissionalizar, construir uma carreira de sucesso e, muitas vezes, adiam a concretização deste sonho. Segundo eles, é preciso adotar os cuidados com saúde reprodutiva.

Com intuito de orientar as mulheres em relação a fertilização, o especialista em reprodução assistida, André Luiz da Costa, afirma que a época mais propícia para a gravidez é dos 20 aos 30 anos. ?Com o passar dos anos, os óvulos e ovários envelhecem. Por isso, a taxa de fertilidade das mulheres cai após os 35 anos de idade. Aos 45 anos, o organismo da mulher está mais para a menopausa do que para a gravidez", explica o especialista em reprodução humana.

Maria Conceição Silva, de 32 anos, é um exemplo de mulher que sonha com a maternidade e que há oito anos vem fazendo tratamento para engravidar. Casada e realizada profissionalmente, a telefonista há dois anos descobriu que sofre de endometriose, doença que é uma das principais causas de infertilidade entre mulheres acima dos 25 anos. Entretanto, a doença possui tratamento e permite que mulheres realizem o sonho da maternidade. ?Conseguir engravidar é a concretização de um sonho. Assim, me sentirei uma mulher realizada e mais feliz.?, destaca Maria Conceição.

O especialista ressalta, que a endometriose se desenvolve no útero da mulher, onde o mesmo é revestido internamente por uma camada de tecido chamado endométrio, local onde o óvulo, quando fecundado, aloja-se para iniciar a gravidez. Quando não ocorre a gravidez, o endométrio é expelido durante a menstruação. Já em alguns casos, a endometriose se manifesta através das células do endométrio que aparecem e crescem fora do útero. ?A doença atinge cerca de 7 milhões de mulheres brasileiras e que a maioria só descobre que possui a endometriose quando tentam engravidar e não consegue?, pontua André Luiz da Costa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES