Mulheres se destacam como líderes em suas áreas de atuação

À frente de negócios ou de comunidades, elas ajudam a transformar o ambiente onde vivem e contribuem para o desenvolvimento da sociedade.

Mulheres destaque | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8 de março, é uma data marcada por reflexões importantes sobre o protagonismo feminino nas mais diversas áreas. Elas são mais da metade da população brasileira, são as que mais utilizam os serviços de saúde e as que mais buscam formação nas áreas da medicina, saúde e bem-estar. 

Mesmo enfrentando desafios diversos, a presença feminina na área da saúde vem crescendo. Desde a prestação de serviços gerais até os cargos de chefia, as mulheres vêm conquistando seu espaço, não apenas em quantidade, mas em qualidade e liderança.

Raquel Vilar é um exemplo de mulher que conquistou o seu lugar, com dedicação desde o início. Em 1996, iniciou ajudando o esposo oftalmologista a administrar o consultório com apenas quatro funcionários. Hoje, ela administra cinco hospitais, coordenando mais de 270 colaboradores.

Para ela, o aperfeiçoamento constante é fundamental para quem quer empreender em qualquer campo. “Como não tinha experiência na área de gestão, procurei cursos que pudessem me auxiliar. Procurei também contratar pessoas que tinham estudado administração e outras áreas complementares”, ressalta a diretora, que frisa que para o crescimento do negócio é importante buscar colaboradores alinhados com a melhoria contínua e visão de futuro.

Raquel Vilar é exemplo de mulher que se destaca em sua área de atuação |FOTO: Pablo Ferreira

Com 27 anos atuando como Diretora-Geral de um hospital, Raquel aponta o quanto a presença e a valorização da mulher evoluíram junto com diversas outras conquistas na sociedade e reforça que a união faz a força. “Um conselho que dou é que não devemos ser felizes sozinhos. Por isso é importante buscar um relacionamento com os colaboradores, fornecedores, clientes e, no meu caso, também com o corpo clínico, para que todos possam se sentir empoderados e crescendo junto com a empresa”, aconselha a diretora.

Essa evolução também é percebida para além dos cargos de direção, como no caso da Coordenadora de Serviços Gerais, Maria de Jesus Melo, na empresa onde trabalha há mais de 21 anos. “Dentro da minha área tem uma enorme colaboração das mulheres, grande parte das decisões do setor passam pelo aval delas. A empresa sempre busca incentivar cada dia mais os profissionais”, afirmou.

Maria de Jesus também destacou outras características que são incentivadas na sua equipe, e que ajudam e motivam as mulheres a buscarem maior protagonismo. “Trabalho em equipe, bom humor e organização; habilidades que podem contribuir para que o nosso desempenho melhore e obtenha o resultado satisfatório, tanto para empresa como para a equipe”, pontua Maria.

Já a Técnica em Enfermagem, Maria Desterro, revela que ainda existem algumas dificuldades a serem transpostas, mas que o trabalho conjunto ajuda a fortalecer as profissionais como um todo. “Essa atenção maior às mulheres vem evoluindo ainda de forma gradativa e lenta, pois ainda existem barreiras e precisamos de ainda mais oportunidades. Mas, nós mulheres, sempre trazemos nossa dedicação, nosso compromisso e também o amor pelo que fazemos para gerar mais empatia e trabalho em equipe”, afirma a enfermeira.

Protagonistas nas comunidades

Nas comunidades, as mulheres também se destacam em prol de um bem comum. É o caso das líderes comunitárias Joana Ferreira e Lourdes Abreu, mulheres que têm em comum o protagonismo no local onde vivem, em Teresina

“Eu sempre busquei soluções para o meu bairro, com o objetivo de reivindicar melhorias para a nossa comunidade, principalmente no que se refere ao saneamento básico, pois houve períodos, antes da Águas de Teresina assumir o serviço, em que chegávamos a ficar até 5 dias sem o abastecimento de água nas nossas torneiras”, relata dona Joana, que reside no Loteamento Portal da Alegria. 

| FOTO: Divulgação/Águas de Teresina

Joana integra o programa Afluentes, iniciativa de diálogo social mantida pela Águas de Teresina, e é uma das vozes da comunidade na reivindicação por melhorias contínuas dos serviços, acompanhando de perto os investimentos e ações desenvolvidas pela concessionária na cidade.

Assim como Joana, dona Lourdes também reconhece o saneamento como essencial para a saúde de todos, em especial das mulheres. Para ela, o programa Afluentes é um meio para ampliar as discussões em benefício da sua comunidade. “Eu me sinto acolhida pela empresa, que criou esse canal para conhecer nossas necessidades e atender nossas demandas. Tínhamos alguns problemas na tubulação que vivia estourando, mas a empresa trocou toda a encanação melhorando o abastecimento. Hoje, todos os nossos pedidos a favor do saneamento são prontamente atendidos”, declara a moradora do bairro Morada Nova. 

Como vozes ativas do saneamento na capital, elas lutam para trazer os benefícios da água e do esgoto tratados, que segundo estudos refletem positivamente na saúde e na educação das mulheres dos bairros onde moram. 

É o que reforça Renee Chaveiro, diretor executivo da Águas de Teresina. “Temos essa atenção especial com as mulheres, pois entendemos o papel influente delas no contexto familiar, de buscar sempre a melhoria de qualidade de vida dos filhos, netos e demais parentes”, destaca Renee Chaveiro, diretor executivo da Águas de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES