Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Acesse a versão para celular

Mulheres serão homenageadas com Medalha Conselheiro Saraiva

A comenda é concedida para pessoas que contribuíram com a cidade

Compartilhe
Google Whatsapp

Já é tradição no aniversário de Teresina a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva, a maior comenda concedida pelo município às pessoas que, de alguma forma, contribuíram ou contribuem com o desenvolvimento da cidade. Este ano, ao completar 165 anos, a Prefeitura de Teresina homenageia as mulheres e a entrega da medalha será feita também àquelas que se destacam por sua história e trabalho, colaborando diariamente com o crescimento de Teresina.

Sorridente e cheia de energia, Izabel Cristina Pereira de Sousa Cruz, que trabalha há 20 anos varrendo as ruas de Teresina, é umas das homenageadas da Prefeitura de Teresina. Ela afirma que tem orgulho de ser gari e que pretende se aposentar neste ofício.

 (Crédito: Rômulo Piauilino)
(Crédito: Rômulo Piauilino)

Izabel Cristina é uma dessas profissionais que, com a vassoura na mão e sorriso no rosto, trabalha para que Teresina se mantenha limpa e agradável aos seus moradores. Começou na profissão aos 26 anos, sendo seu primeiro emprego. Atualmente, a gari está com 46 anos e se considera muito feliz. “Todo trabalho é digno e desde o meu primeiro dia como gari abracei o ofício com muito gás e determinação. Não tenho uma falta, nunca coloquei um atestado médico e o meu trabalho é bastante prazeroso”, destaca.

No Mercado Central São José, em Teresina, a feirante Laura da Silva Carvalho sustenta sua família há 37 anos com venda de refeições em um Box do restaurante do local. E por sua história, garra e determinação, Dona Laura é outra agraciada com a medalha. Ela é natural de Duque Bacelar (MA), mas mora em Teresina há 50 anos. Na capital do Piauí cresceu, casou, constituiu família e trabalhando no Mercado Central São José criou os seus seis filhos. Iniciou seu ofício no Mercado aos 26 anos, e hoje, aos 63 anos, continua vendendo café e almoço no Restaurante do Mercado São José.

“Amo o que eu faço e já me sinto parte desse espaço, que faz parte da minha vida. Foi daqui que sempre tirei o sustento da minha família. Fiquei viúva muito cedo e tinha que criar meus filhos. Tudo que eu tenho consegui trabalhando aqui e sou grata e feliz por continuar no Mercado, fazendo meu trabalho, sendo útil e ganhando o reconhecimento e o respeito das pessoas”, diz.

Benedita Maria da Costa Silva, agente de saúde na UBS do Poty Velho, também será homenageada pela Prefeitura de Teresina. Atuando há 13 anos na área de saúde, afirma que ama o seu trabalho e fala da felicidade em receber a Medalha Conselheiro Saraiva.

“Me sinto importante por atuar numa área onde posso levar informações para as pessoas, cuidar da saúde delas, ajudar a prevenir doenças e deixá-las cientes sobre seus direitos, especialmente sobre o SUS. Durante os 13 anos que atuo como agente de saúde conheci muitas pessoas e fiz muitos amigos. Minha alegria é saber que, de alguma maneira, ajudo na manutenção da saúde delas. Sei da minha responsabilidade e todos os dias tento dar o meu melhor no desempenho de minhas atividades”.

Ex-vendedora ambulante do Calçadão da Rua Simplício Mendes e atualmente permissionária do Shopping da Cidade, Maria do Socorro de Oliveira Alencar é mais uma mulher que faz parte da história de Teresina e que será homenageada.  Hoje com 53 anos Dona Lúcia conta que a criação do Shopping foi uma bênção. “Hoje tenho um local fixo para trabalhar e de onde tiro recursos para viver. Só tenho a agradecer a gestão municipal pelo espaço e também por reconhecer a história de pessoas simples que trabalham dignamente”, afirma.

A solenidade de entrega da Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva acontece no dia 16 de agosto, às 20h, no Teatro 04 de Setembro, onde pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade são homenageadas.  A escolha dos homenageados foi feita por um conselho consultivo que conta com a presença do prefeito Firmino Filho, de representantes da Academia Piauiense de Letras, do Instituto Histórico Geográfico Piauiense, da Associação Comercial Piauiense, além dos secretários municipais de Governo e Educação.

A comenda foi criada pela Lei nº 684, de 16 de agosto de 1985, e alterada pela Lei nº 1.473, de 17 de julho de 1990, tendo o objetivo de homenagear personalidades e instituições que prestam relevantes serviços para a cidade.


VEJA A LISTA DAS HOMENAGEADAS


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto