Mundo perde 10 campos de futebol por minuto de florestas, diz relatório

No Brasil, enquanto houve uma queda de 39% no desmatamento na Amazônia, o Cerrado registrou um aumento de 6%

Brasil registrou queda no desmatamento | Divulgação Polícia Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2023, os trópicos enfrentaram uma devastação alarmante, com a perda de 3,7 milhões de hectares de floresta primária. Esse número equivale à destruição de aproximadamente dez campos de futebol por minuto ou a uma área do tamanho do Butão.

Situação local: O Brasil, apesar de uma queda de 36% no índice de desmatamento, continua sendo um desafio significativo tanto para as autoridades locais quanto para a comunidade internacional. O país lidera a lista dos piores cenários, embora tenha registrado melhorias, principalmente na região amazônica.

Os dados são provenientes do relatório anual produzido pelo Laboratório de Análise e Descoberta de Terras Globais (Glad), da Universidade de Maryland, que utiliza a plataforma Global Forest Watch (GFW) do World Resources Institute (WRI) para monitoramento em tempo real da proteção das florestas, desde 2014.

Melhores resultados: Embora Brasil e Colômbia tenham apresentado desempenhos positivos na conservação das florestas, houve retrocessos em políticas ambientais em países como Bolívia, Laos, Nicarágua e em outras partes do mundo.

No Brasil, especialistas destacam que as diretrizes ambientais implementadas durante o governo Lula tiveram um impacto positivo nos indicadores de preservação. Medidas como a demarcação de terras indígenas e a aplicação rigorosa da legislação ambiental contribuíram para reduzir o desmatamento.

Cuidados: Recomenda-se ao Brasil uma abordagem mais abrangente em relação aos diferentes biomas, pois enquanto houve uma queda de 39% no desmatamento na Amazônia, o Cerrado registrou um aumento de 6%, mantendo uma tendência ascendente nos últimos cinco anos. Além disso, o Pantanal sofreu perdas significativas devido a incêndios florestais.

Dados do mundo: Na Bolívia, a perda de floresta primária aumentou em 27% em 2023, marcando o terceiro ano consecutivo de aumento e colocando o país como o terceiro maior em perda de florestas tropicais.

Globalmente, a perda de florestas tropicais continua alarmante, com uma média de 3 a 4 milhões de hectares perdidos a cada ano nas últimas duas décadas. O relatório ressalta a urgência de alcançar as metas estabelecidas na Declaração dos Líderes de Glasgow até 2030.

Além disso, o relatório destaca eventos preocupantes, como os incêndios florestais no Canadá, que viram uma perda quintuplicada de cobertura florestal entre 2022 e 2023, e o aumento da perda de floresta primária na Indonésia, atribuída à passagem do fenômeno El Niño.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES