Mundo tem o 9º mês consecutivo de recorde de calor, diz observatório

Nos mares, o calor na superfície do mar atingiu um novo máximo absoluto de 21,09°C no final do mês

Mundo tem o 9º mês consecutivo de recorde de calor, diz observatório | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com cientistas do observatório europeu Copernicus, o mês de fevereiro de 2024 marcou o nono mês consecutivo de quebras de recordes de calor em todo o planeta. Este dado refere-se à temperatura média do ar. Além das análises atmosféricas, os cientistas também detectaram recordes de calor nos oceanos.

🔥 AUMENTO CONTÍNUO DA TEMPERATURA: Desde junho de 2023, tem sido observado um aumento contínuo da temperatura, com cada novo mês estabelecendo novos patamares. Este fenômeno alarmante destaca claramente a emergência climática que enfrentamos, sendo descrita por António Guterres, secretário-geral da ONU, como uma "era de fervura global".

☀️ FEVEREIRO MAIS QUENTE: Conforme os dados do observatório, fevereiro de 2024 foi classificado como o fevereiro mais quente já registrado em escala global. A temperatura média do ar de superfície atingiu 13,54°C, excedendo a média de fevereiro de 1991-2020 em 0,81°C e ultrapassando o recorde anterior estabelecido em fevereiro de 2016 por 0,12°C.

Adicionalmente, a análise revela que a temperatura média global nos últimos doze meses, abrangendo o período de março de 2023 a fevereiro de 2024, atingiu um nível sem precedentes. Este intervalo registra um aumento de 0,68°C em relação à média de 1991-2020 e um alarmante incremento de 1,56°C em comparação com a média pré-industrial estabelecida entre 1850-1900.

🌏 RECORDES NO OCEANO

Segundo o observatório europeu, a situação nos oceanos também é alarmante. Em fevereiro, a temperatura média da superfície do mar global alcançou 21,06°C, estabelecendo um novo recorde dentro dos dados do Copernicus. Esse valor superou o recorde anterior registrado em agosto de 2023, que era de 20,98°C. Além disso, no final do mês, a temperatura média diária da superfície do mar global atingiu um novo máximo absoluto de 21,09°C.

📝 VEJA A LISTA DE RECORDES

A marca de temperatura de fevereiro se soma à lista de recordes globais de calor neste e no último ano:

  • Primeiro, o planeta registrou o mês de junho mais quente da história.
  • Depois, a marca foi sendo quebrada a cada novo mês: julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e agora fevereiro.
  • Além disso, o número de dias que ultrapassou o limiar de aquecimento politicamente significativo de 1,5ºC já atingiu um novo máximo, muito antes do final de 2023.
  • E, para piorar, pela 1ª vez, o mundo registrou um dia com a temperatura média global 2°C acima da era pré-industrial.
  • Fora tudo isso, julho de 2023 foi tão quente que pode ter sido o mês mais quente em 120 mil anos, enquanto as temperaturas médias de setembro quebraram o recorde anterior em 0,5°C.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES