Municípios piauienses recebem comitiva do Unicef

Municípios piauienses recebem comitiva do Unicef

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No per?odo de 29 de outubro a 1? de novembro, o Unicef realizar? os Encontros Regionais do Selo Unicef Munic?pio Aprovado - Edi??o 2008, em munic?pios p?los do Semi-?rido do Piau?. A comitiva ser? acompanhada por integrantes do comit? gestor do pacto Um mundo para crian?a e Adolescente do Semi-?rido, que coordena o trabalho do selo no Estado e ? composto por 24 entidades do governo e sociedade civil.

O projeto ? ainda acompanhado pelo Conselho Estadual de Direito da Crian?a e Adolescente e por v?rios ?rg?os do governo, como o Programa Permanente de Conviv?ncia com o Semi-?rido (Casa do Semi-?rido). A comitiva come?a o trabalho pelo munic?pio de S?o Raimundo Nonato (dia 29), seguindo para Picos (30), Oeiras (31) e Campo Maior (1? de novembro). O objetivo ? capacitar prefeitos, primeiras-damas, conselheiros, secret?rios e t?cnicos municipais, detalhando a nova metodologia do projeto, al?m de dar informa?es sobre o monitoramento dos indicadores sociais e itens de Participa??o Social.

Cada uma dessas cidades foi escolhida por ser considerada um p?lo, onde poder?o ser reunidos cinco representantes de cada um de outros munic?pios inscritos no selo. Na oportunidade, ser?o apresentadas dicas sobre como mobilizar gestores, a sociedade e, principalmente, os adolescentes para alcan?ar melhoria nos indicadores sociais a serem avaliados no Selo Unicef.

Este selo ? baseado em tr?s eixos: Impacto Social, Gest?o de Pol?ticas P?blicas e Participa??o Social. O primeiro deles avalia as condi?es de vida de crian?as e adolescentes dos munic?pios relacionados com oito indicadores de sa?de, educa??o e assist?ncia social.

As melhorias na qualidade de vida de crian?as e adolescentes, refletidas pelos indicadores de Impacto Social, est?o diretamente ligadas ?s a?es e aos programas criados e gerenciados pelos munic?pios. No eixo Gest?o de Pol?ticas P?blicas ser? avaliada, de forma qualitativa e quantitativa, a situa??o de 12 objetivos de sa?de, educa??o e assist?ncia social.

J? a Participa??o Social tem por objetivo promover o envolvimento de crian?as, adolescentes e a comunidade em geral na mobiliza??o dos munic?pios em torno de quatro temas: Educa??o para a Conviv?ncia com o Semi-?rido; Participa??o Pol?tica dos Adolescentes e Or?amento P?blico; Cultura e Identidade ?tnico-Racial e Esporte e Cidadania.

De acordo com L?cia Ara?jo, coordenadora do Programa Permanente de Conviv?ncia com o Semi-?rido, que vai acompanhar a comitiva, esse ? mais um passo essencial para a promo??o da qualidade de vida dos jovens dessas regi?es. "Aqui no Piau? o projeto j? est? na sua segunda edi??o e temos todo o interesse de que cada munic?pio inscrito consiga realmente melhorar esses ?ndices de desenvolvimento de suas crian?as e adolescentes. Como o trabalho est? focado na ?rea do Semi-?rido, estamos unindo for?as para que seja cada vez mais bem-sucedido", comenta.

Ao final de todo esse trabalho, os munic?pios ser?o avaliados em grupos e os que conseguirem avan?ar nestes objetivos dentro do seu grupo receber?o o Selo Unicef.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES