Museu do Piauí realiza 13ª Semana dos Povos Indígenas

O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


A 13ª Semana dos Povos Indígenas será aberta, nesta quarta-feira (15), a partir das 8h, no Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes, com a apresentação da Banda Chaska, do Equador. O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí, e tem como objetivo celebrar os nativos do território nacional e refletir sobre suas contribuições para formação do patrimônio cultural do país, além de dialogar com a sociedade os problemas enfrentados pelas comunidades indígenas.

Segundo a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, a 13ª Semana dos Povos Indígenas pretende reunir vários segmentos da sociedade, como pesquisadores, professores e estudantes para tratar o desaparecimento dos índios no estado. Nos debates, também serão tratados sobre os remanescentes e descendentes de índios, como eles lidam com a demarcação de terras e como costumam preservar os costumes.

A programação da Semana dos Povos Indígenas tem ainda mesa-redonda com o tema “Índio, protagonismo e reconhecimento”, com mediação de Dora Medeiros; abertura da exposição “Índio a Vista” e aula temática.

No dia 16, quinta-feira, a programação segue com apresentação musical do Grupo Afro Cultural Ijexá e haverá também o lançamento do livro “Diversidade Cultural – Etnia e Gênero”, no Clube dos Diários.

No último dia de programação, o historiador Paulo Henrique Couto Machado vai proferir a palestra com o tema “Os Aldeamentos Indígenas como Instrumento de Aculturação”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES