Museu do Piauí recebe 50 visitantes por dia

Museu do Piauí recebe 50 visitantes por dia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Museu do Piau? - Casa de Odilon Nunes, em Teresina, recebe em m?dia 50 pessoas por dia para visita??o. Fundado em 1941, o acervo nele abrigado constitui-se de pe?as pr?-hist?ricas e objetos que v?m do S?culo XVII aos dias atuais, configurando um patrim?nio ecl?tico, com perfil hist?rico, art?stico e antropol?gico. ? uma viagem ao passado.

A ?rea interna do antigo Pal?cio do Governo ? uma lembran?a viva do passado piauiense gra?as a um portal de 1873, que pertenceu ? C?mara Municipal de Parna?ba. Uma comovente demonstra??o do Piau? de ontem, com suas pe?as de canh?o sob dom?nio do patrim?nio do Estado desde 1926. Uma casa que tem hist?ria e muita coisa que precisa ser conhecida.

O Museu do Piau? j? teve uma pesquisa hist?rica para classifica??o do seu acervo, realizada pela Funda??o Joaquim Nabuco, de Pernambuco. "O acervo foi melhorando cada vez mais. Sempre muito limpo e com suas pe?as em ordem, o museu ? uma sala de aula aberta para as crian?as que freq?entam a rede escolar do Ensino Fundamental municipal e estadual", explica a curadora Dora Medeiros.

O acesso das crian?as ? completamente gratuito e estimulado pelos funcion?rios do Museu. S?o visitantes de todos os munic?pios, outros pontos do Brasil e estrangeiros interessados em conhecer as pe?as que comp?em o rico acervo do principal museu que em 1999 recebeu o nome de Casa de Odilon Nunes, em homenagem ao historiador piauiense pela passagem do centen?rio do seu nascimento.

O pessoal que comp?e o quadro de servidores do Museu est? sempre recebendo cursos e treinamentos. A curadora Dora Medeiros explica que ? uma forma de manter a atualiza??o sobre as t?cnicas que comp?em a tradi??o do museu n?o s? no Piau? como em todo o mundo. No per?odo de 12 a 14 de novembro, ser? realizada uma oficina de capacita??o sobre pol?tica nacional dos museus a ser ministrada pela muse?loga Rose Miranda, da Funda??o Cultural do Rio de Janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES