Museu faz oficina de restauração com técnica do Iphan no Piauí

Em maio, o destaque é para a Semana dos Museus

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Museu do Piau? - Casa Odilon Nunes vai realizar, nos dias 26, 27 e 28 de mar?o, a oficina de conserva??o de acervo, com Alessandra Rosato, do Instituto do Patrim?nio Hist?rico e Art?stico Nacional (Iphan). O curso, que oferece 40 vagas, ? aberto a t?cnicos e funcion?rios de museus de Teresina e do interior do Estado, servidores de oficina de restaura??o e estudantes.

Segundo a diretora do Museu, Dora Medeiros, a casa recebe total apoio da Funda??o Cultural do Piau? (Fundac), presidida por S?nia Terra. Para este ano, h? uma programa??o especial, como a Semana do ?ndio, uma atividade cultural e pedag?gica de valoriza??o da hist?ria e dos primeiros habitantes do Brasil.

Em maio, o destaque ? para a Semana dos Museus, que faz parte do calend?rio nacional do Minist?rio da Cultura (MinC). "A Semana dos Museus ocorrer? no per?odo de 14 a 18 de maio", informa a diretora, adiantando que no evento ser? realizada uma exposi??o do artista pl?stico Luc?lio de Albuquerque e de sua mulher, Georgina de Albuquerque.

Luc?lio de Albuquerque, natural de Barras, tem trabalho reconhecido no Brasil, foi diretor da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro e tem pe?as expostas em galerias e museus da Fran?a. Para essa mostra, Dora Medeiros revela que Jo?o Luc?lio de Albuquerque, neto do artista, vai ministrar palestra.

No calend?rio do Museu do Piau?, Dora Medeiros destaca o lan?amento do 2? F?rum Estadual de Museus, no dia 18 de maio. "O evento s? ocorrer? no final de julho, mas ser? lan?ado nesta data", explica.

Para agosto, a institui??o est? programando a Semana das Manifesta?es Populares, e em setembro, a Casa ? inclu?da em mais uma programa??o elaborada pelo MinC e celebra a Primavera dos Museus. "Esse evento funciona como abertura dos trabalhos do segundo semestre. No ano passado, foi trabalhado o tema Aquecimento global e suas conseq??ncias para o meio ambiente", diz a diretora, acrescentando que em outubro ser? comemorado o anivers?rio de Odilon Nunes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES