Museu na Caatinga alimenta sonhos de desenvolvimento

Espaço de ciência, cultura e incentivo ao turismo promete impactar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

André Pessoa

Em quase todas as culturas antigas sobreviveu, de uma forma ou de outra, o simbolismo da Fénix: a ave que renasce das suas próprias cinzas. Analisando a história das últimas quatro décadas na Caatinga do Parque Nacional da Serra da Capivara, no sertão piauiense, a metáfora parece resistir aos milênios, ainda mais quando se desvenda, como numa escavação arqueológica, camada por camada, da mais recente para a mais antiga, a história contemporânea da pesquisadora paulista Niéde Guidon.

Quando a máquina federal burocrata, insensível, enferrujada com as suas engrenagens travadas pela corrupção alimenta a crise mais aguda já vivida pelo Parque Nacional da Serra da Capivara, deixando a professora Guidon, literalmente, dentro de um buraco - não aquele das escavações arqueológicas, mas um poço sem fundo quase afogada pela falta de recursos e apoio para proteção, manutenção e conservação dessa reserva ambiental exemplar - ela surpreende e, como nas lendas, faz surgir do solo árido e arenoso uma obra fantástica: o Museu da Natureza, que será inaugurado hoje.

A determinação de Niéde em criar um novo museu foi transportada para o papel pela arquiteta Elizabete Buco que já tinha sua marca na região com o planejamento de passarelas de acesso aos sítios arqueológicos no Parque Nacional da Serra da Capivara e a confecção do projeto do Centro Cultural Sérgio Motta onde estão os laboratórios da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM). Buco assina agora o projeto do Museu da Natureza em conjunto com a conceituada empresa de arquitetura A. Dell’Agnese Arquitetos Associados. Moldado com aço, concreto, alvenaria e vidros, o museu incorpora organicamente em seu interior uma rampa helicoidal no sentido ascendente para apresentar a evolução dos eventos geológicos e paleontológicos desde as origens da região até os dias atuais.

Modernas tecnologias

De um lado, protegido pela Caatinga selvagem, oito meses seca e apenas quatro exuberantemente verde, com as suas árvores retorcidas e entrelaçadas, plantas urticantes, cactos espinhentos, e do outro, cercado por um complexo de cânions e desfiladeiros coloridos, a obra se destaca num terreno elevado, escolhido pessoalmente por Niéde Guidon, dando origem a um prédio de 4 000 metros quadrados, único no país. “Não há outro edifício circular e em espiral construído com estrutura metálica. Somente no exterior existem alguns exemplos com essa forma”, explicou o arquiteto Luiz Eugenio Ciampi em entrevista para o portal AECweb, site de arquitetura, engenharia e construção.

Com 12 salas de exposição, que sob a responsabilidade da conceituada empresa Magnestocópio, liderada pelo visionário Marcello Dantas que tem seu trabalho reconhecido por instituições como a Society of Environmental Graphic Desing de Washington (EUA) e com a coordenação de montagem de Sérgio Santos - que deslocou para o sertão do Piauí um verdadeiro “batalhão” de premiados artistas, pesquisadores, técnicos e profissionais especializados nas mais inovadoras e modernas tecnologias museológicas - o novo espaço de ciência, cultura e incentivo ao turismo promete impactar os seus visitantes, incluindo os cientistas mais experientes.

O inicio da matéria, tectônica de placas, água, suco de dinossauros, gelo infinito, a primeira transformação, desfile animal, animais pintados, caatinga, voo livre, animais noturnos e a próxima mudança, são os temas das salas do museu. Na reta final de montagem da exposição para a inauguração na próxima terça-feira, 18 de dezembro, fica evidente um espetáculo que deve encantar do simples sertanejo morador da zona de entorno do parque ao turista mais viajado.

Todo o projeto, da sua concepção aos menores detalhes científicos, foram monitorados pela equipe multidisciplinar da FUMDHAM, uma entidade científica de renome internacional criada sob a liderança de Niéde Guidon, Anne-Marie Pessis, Gabriela Martin e muitos outros pesquisadores no começo da década de 1990. Nesse período, a uruguaia Rosa Trakalo se tornou uma das assistentes mais próximas de Guidon, e coube a ela a gestão do projeto do Museu da Natureza, inclusive a captação dos recursos junto ao BNDES que investiu R$ 13,7 milhões não reembolsáveis nesse empreendimento vizinho ao Parque Nacional da Serra da Capivara.

Com o legado do Museu da Natureza para as atuais e futuras gerações, Niéde Guidon se mostra ágil e poderosa como a ave da mitologia e torna-se um importante símbolo da imortalidade e do renascimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES