Mutirão busca resolução para 500 casos de violência

Audiências de processos relativos à violência contra mulheres foram agendadas para julgamento durante a Semana Justiça pela Paz em Casa.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A violência doméstica e familiar contra mulheres é um fenômeno complexo nas varas criminais. Para a erradicação desses casos, o sistema depende cada vez mais de uma articulação precisa e célere para punição de agressores e proteção de vítimas.  Nesse panorama, o Conselho Nacional de Justiça, em parceria com os tribunais brasileiros, promove a partir da segunda-feira (9) a 16ª Semana Justiça pela Paz em Casa. No Piauí, 500 audiências de processos relativos à violência contra mulheres foram agendadas para a semana. A ação é uma simbologia política do Conselho Nacional de Justiça, que ocorre em todo o país nos meses de março, agosto e novembro. Em Teresina, ocorre no Fórum Cível e Criminal e vai até o dia 13 deste mês.

A quantidade de processos para o mutirão reflete a estrutura do juizado no recebimento de casos que comprometem a saúde física e mental de mulheres e demais componentes familiares que também são atingidos. 

Lia Medeiros, coordenadora do Núcleo da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, afirma que a celeridade dos processos poderia evitar a reiteração de condutas por parte do agressor.

Lia Medeiros, coordenadora do Núcleo da Mulher em Situação de Violência Doméstica|  Crédito: José Alves Filho

"O grande ganho do mutirão é exatamente chamar atenção  da sociedade sobre a violência doméstica e familiar para que todos possam enxergar a grande demanda de quantidades de processos que recaem sobre uma vara que tem pouquíssima estrutura”, falou a coordenadora.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, recomenda que, independentemente do mutirão, cada juiz criminal do interior do estado e vara específica da Lei Maria da Penha dê prioridade aos processos criminais de violência contra a mulher. “Nós vivemos em um estado historicamente patriarcal em que a mulher sempre foi humilhada, subjugada e sempre sofreu violência, quer seja do marido, companheiro e, às vezes, até dos próprios filhos, então nós temos que combater essa chaga contra a mulher, nós temos que fortalecer, empoderar essas mulheres e diminuir esses casos”, falou.

Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça | Crédito: José Alves Filho

No estado do Piauí, 15 comarcas estão envolvidas nesse esforço concentrado para minorar os índices de violência doméstica no estado. Na Capital, serão 165 sessões; 193, em Parnaíba; e as demais, nas comarcas de Água Branca, Avelino Lopes, Batalha, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Caracol, Elesbão Veloso, Guadalupe, Paulistana, Picos, Piripiri, São João, São Miguel do Tapuio e Simões.

As audiências serão referentes às fases processuais de acolhimento, justificação, instrução e julgamentos. Ao longo da Semana Justiça pela Paz em Casa, as comarcas promoverão também ações de conscientização comunitária para reforçar o combate e prevenção à violência desta natureza.

“Nós temos conseguido pelo menos dar vazão à distribuição de justiça e à prestação jurisdicional, porque no momento em que os processos ficam encalhados, dá uma sensação de impunidade, e pelo menos no que diz respeito à repressão, no que diz respeito ao julgamento dos processos, isso tem melhorado profundamente com nosso avanço”, frisa o desembargador José James. 

De  segunda a sexta-feira, as audiências acontecem pela manhã e à tarde. No âmbito do Poder Judiciário Piauiense, a Semana é organizada pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), juntamente com órgãos do Sistema de Justiça e da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, como o Ministério Público do Estado do Piauí, a Defensoria Pública do Estado do Piauí, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí, a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, além de outras instituições e movimentos sociais de proteção à mulher.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES