SEÇÕES

Mutirão consegue devolver ao mar baleia que encalhou no RJ

Animal foi devolvido ao mar na tarde deste domingo (22)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um mutirão que envolveu cerca de 30 pessoas conseguiu, por volta das 15h deste domingo (22), devolver ao mar uma baleia da espécie jubarte que encalhou na noite de sábado (21) na Praia Grande, em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. A operação para a liberação do animal, de cerca de 7 metros de comprimento e peso estimado em 4 toneladas, começou na manhã de hoje.

Segundo informação do Corpo de Bombeiros, a operação envolveu agentes da corporação, da Guarda Marítima Ambiental e da Defesa Civil, além de biólogos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O mutirão contou com a ajuda de uma retroescavadeira, para cavar um buraco na areia, a fim de que a baleia continuasse a receber água do mar. Um cinturão foi formado para afastar os banhistas do local, até o fim da operação.

Na última semana de agosto deste ano, três baleias jovens da espécie jubarte, de cerca de 1 ano de vida, encalharam em três pontos diferentes do litoral fluminense. A primeira delas foi na Praia Rasa, em Búzios, na Região dos Lagos, a segunda na Baía de Sepetiba, na zona oeste do Rio, e a terceira na Praia do Sul, na Ilha Grande, no litoral sul do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos