Mutirão de cirurgias atende cerca de 80 crianças no Litoral do PI

Isso ajuda a diminuir a longa fila de espera dos pacientes.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se iniciou neste sábado (07) o mutirão de cirurgias pediátricas no Hospital Regional Dirceu Arcoverde – HEDA, no litoral piauiense. Durante o final de semana, serão realizadas as primeiras 20 cirurgias que ficaram agendadas após o mutirão de consultas, já realizado. O alvo para os próximos meses é chegar ao número de 80 procedimentos cirúrgicos.

Segundo Adrizia Fontenele, diretora do Hospital, o mutirão ajuda a diminuir a longa fila de espera dos pacientes para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos que, majoritariamente, são casos de baixa complexidade. “Mas a família que tem uma criança precisando de uma cirurgia dessas já está aflita com o problema de saúde, então imagine só se tivesse que esperar mais tempo. Por isso os mutirões são importantes”, disse a diretora da instituição.

Videolaparoscopia

O HEDA também começou a fazer cirurgias por meio de videolaparoscopia, o que deve aumentar em 20% o número de procedimentos realizados no hospital por mês. A realização dessas cirurgias pelo SUS no hospital foi possível graças à aquisição da videocâmara e equipamentos por meio do programa Renova Saúde, que prevê a modernização do parque tecnológico da rede hospitalar estadual.

Benefícios

As técnicas, inéditas no na unidade, são minimamente invasivas e “sem cortes”, o que proporciona recuperação mais rápida, retorno laboral precoce e morbidade menor ao paciente.

De acordo com o diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi, Neres Júnior, a expectativa do aumento no número de cirurgias por mês é “graças à técnica que proporciona um menor tempo no centro cirúrgico. Outro ponto positivo é o menor período de internação, gerando maior rotatividade dos leitos, que ficarão disponível para outros pacientes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES