Mutirões de Catarata já operaram mais de 4.800 pessoas no Piauí

Operar mais de 12 mil pessoas, apenas de catarata, porém a perspectiva é realizar mais de 20 mil cirurgias até o fim de 2022.

Mutirões de Catarata já operaram mais de 4.800 pessoas no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o mês de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Projeto “Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos – Oftalmologia, 2022” (Mutirões de Catarata), realizou 4.820 cirurgias de catarata. A meta é realizar mais de 12 mil procedimentos até o fim do ano no Piauí.

Foram realizadas consultas de triagem e cirurgias em cidades de Norte a Sul do Piauí. Os primeiros mutirões foram nas cidades de Piripiri, 1.101 pessoas na triagem e 881 passaram por cirurgias. Em Esperantina, a etapa triagem atendeu 518 indivíduos e foram operados 414. No município de Luzilândia, 258 atendimentos de triagem e no processo operatório 206 foram beneficiados. A cidade de Cocal atendeu 195 pessoas no processo de triagem e 156 passaram pela cirurgia de catarata. 

“Nossa estratégia é atender toda demanda reprimida, que infelizmente ainda ficou da pandemia. Vamos operar mais de 12 mil pessoas, apenas de catarata, porém a perspectiva é  realizar mais de 20 mil cirurgias até o fim de 2022, entre as de rotina e os mutirões, de diversas especialidades, que acontecerão na capital e no interior”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

Mutirões de Catarata já operaram mais de 4.800 pessoas no Piauí (Foto: Reprodução)CONSULTAS INICIADAS

A população da Planície Litorânea também foi beneficiada com os Mutirões de Catarata da Sesapi, quando 1.055 passaram por consultas e 844 cirurgias foram realizadas. Em Picos, na etapa de triagem, 2.751 pessoas, de 42 municípios, foram atendidas e a previsão é que 2.200 sejam beneficiadas pelas cirurgias. 

Na última terça-feira (04), o processo de consultas de triagem foi iniciado em Corrente e vai atender os moradores da Chapada das  Mangabeiras. Foram 694 consultas e, no período de 06 a 09 de outubro, 555 pessoas estarão passando pelas cirurgias de catarata. 

PROJETO

Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos – Oftalmologia, 2022, (Mutirões de Catarata), vai passar por todos os territórios piauienses, até o fim do mês de novembro de 2022, e os moradores que precisam de cirurgias de catarata, dos 224 municípios do Piauí, serão atendidos. 

“Para este projeto, o público prioritário é a população idosa acima de 60 anos. Preferencialmente, pacientes que já estejam inseridos em sistemas de regulação, principalmente àqueles com regulação para cirurgia de catarata. Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, os pacientes precisam procurar a Secretaria Municipal da Saúde de sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem onde são examinados para saber a necessidade ou não de cirurgia”, reforça Neris Júnior. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES