Na Alemanha, Vice-governadora debate documentário Serra da Capivara

A vice-govrnadora está a convite do Instituto Arqueológico Alemão

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vice-governadora do estado, Margarete Coelho, está na Alemanha a convite do Instituto Arqueológico Alemão. O objetivo da viagem são reuniões de trabalho relacionado a projeto documental sobre a arqueologia do Parque Nacional Serra da Capivara. As reuniões serão realizadas na sede do Instituto na cidade de Bonn. Margarete viajou neste sábado (16)

O projeto do documentário a ser produzido para a série “Terra X” da televisão alemã de direito público ZDF e uma das maiores emissoras da Europa, vai ter a direção de Peter Prestel, produtor cinematográfico com mais de 200 contribuições em filmes com foco temático nas áreas de ciência, cultura, história e arqueologia.

Em email enviado para a vice-governadora, o diretor científico do Instituto, Jörge Linstädter, reitera o convite e sinaliza que precisará do apoio do Governo para a concretização do material a ser produzido. “Será imprescindível, no entanto, o conselho e o apoio dos colegas brasileiros para realizar este projeto. Por isso, solicitamos sua presença em nossa reunião de trabalho que será importante para promover este projeto”, escreve o diretor.

O Instituto ainda destaca no email que “A Serra da Capivara abriga um dos sítios arqueológicos mais antigos do Continente Americano, as investigações recentes realizadas por arqueólogos brasileiros e estrangeiros são posto de manifesto da eminente importância científica que tem a região para entender o processo de povoamento e a história inicial da América”.

Margarete Coelho explica a importância do convite recebido para participar da discussão do documentário e revela como será a reunião com a comissão de Arqueologia de Culturas Extraeuropeas do Instituto Arqueológico Alemão. “Vamos trazer uma grande empresa de TV alemã para a produção de um programa de 45 minutos sobre as inscrições rupestres da Serra da Capivara. A reunião com o Instituto Arqueológico da Alemanha, um dos mais fortes do mundo hoje, tem a busca por parcerias para solucionar o problema de visitantes, de investimentos no nosso Parque que é uma joia, a nossa pérola. Estamos indo à convite, por proposição dos alemães, para virem fazer esse programa e divulgar o parque por todo o leste europeu permitindo aos europeus o conhecimento sobre a Serra da Capivara. O apoio do Governo, a princípio, será no sentido de infraestrutura, dar um apoio no que eles precisem aqui”.

Instituto Arqueológico Alemão

É o maior Instituto da Alemanha para investigações arqueológicas no estrangeiro. A instituição é uma entidade cultural do Ministério de Assuntos Exteriores que se encarrega da investigação arqueológica e da proteção do Patrimônio Cultural.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES