Na luta contra as drogas, Fazenda da Paz realiza 1ª Oficina de Bonsai

A Oficina contou com a participação do bonsaísta e atual Presidente da ANB

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde 2012, a Fazenda da Paz desenvolve um trabalho voluntário denominado “Bonsai da Paz”. Através da arte/ciência, a unidade se propõe a repassar informações sobre a miniaturização de árvores e ainda desenvolver características do bonsaísta, como a paciência, observação, disciplina, amor à natureza, dentre outros. Para celebrar os bons resultados do Projeto Bonsai da Paz, foi realizada ontem (06) a 1ª Oficina Bonsai da Paz, na Comunidade Terapêutica Luz e Vida, localizada na estrada a Cacimba Velha.

O Bonsai da Paz tem sido um grande aliado na luta contra as drogas, já que a técnica desperta nas pessoas o prazer de interagir com a natureza, a alegria de criar e o desejo de aprender. A arte/ciência do Bonsai é uma técnica milenar onde mais do que plantar em um jarro a árvore mesma deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura, onde são estimulados os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos através de técnicas especializadas.

A Oficina contou com a participação do bonsaísta e atual Presidente da ANB – Associação Nordestina de Bonsai, Sergivaldo Costa. Na ocasião, ele proferiu palestra sobre os conceitos básicos do Bonsai e destacou sua importância. “A arte de cultivar árvores em bandejas ou vasos existe há mais de 2 mil anos. Quem pratica desenvolve habilidades como a paciência, amor à natureza, respeito ao próximo, observação. e ainda serve como terapia ocupacional”, disse o presidente.

A introdução do Bonsai na Fazenda da Paz tem amadurecido como uma Terapia e hoje a unidade é a primeira Comunidade Terapêutica no Brasil, da qual se tem conhecimento, que utiliza o Bonsai como terapia na luta contra as drogas. De acordo com Célio Luiz Barbosa, coordenador geral da Fazenda da Paz, o Bonsai é e será para sempre uma transformação no tratamento terapêutico. “O Bonsai complementou o plano terapêutico da Fazenda da Paz. Ele preencheu o vazio que aqui existia”, declarou.

Confira o Portal Meio Norte nas redes sociais

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES