Não cometa esses erros no trânsito: veja 10 formas de atrair bandido

É viável antecipar a eventualidade de ataques como forma de evitar ser pego desprevenido

Não cometa esses erros no trânsito: veja 10 formas de atrair bandido | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atos delinquentes, tais como os perpetrados pelo grupo conhecido como gangue da pedrada, em que os membros subtraem objetos de veículos imobilizados no trânsito, constituem uma inquietante realidade para condutores e passageiros que circulam de carro em cidades urbanas como São Paulo

A página UOL Carros entrevistou o policial federal e instrutor de autodefesa Fábio Henriques e compilou orientações presentes no Manual de Autoproteção da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Abaixo, confira orientações sobre como agir em uma situação desse tipo e evite os 10 erros listados.

REAGIR OU NEGOCIAR COM ASSALTANTES

É viável antecipar a eventualidade de ataques como forma de evitar ser pego desprevenido. No entanto, caso ocorra uma abordagem criminosa, a principal diretriz é nunca adotar uma postura de resistência. "Quanto mais cedo você identificar a iminência de uma crise, mais opções terá para evitá-la. Contudo, em caso de assalto, a orientação é entregar os bens materiais sem discutir. A prioridade é sair ileso da situação".

FICAR DENTRO DE CARRO EM VIA PÚBLICA

O oficial de polícia recomenda que, caso a chave não seja do tipo presencial, você se aproxime do veículo com a chave pronta na mão. Após entrar no automóvel, certifique-se de trancar as portas imediatamente, ligue o motor e saia do local o mais rápido possível. "Seja rápido no embarque e no desembarque do veículo, pois esse é o momento de maior vulnerabilidade. Se puder, não deixe o automóvel na rua".

DESATENÇÃO ANTES DO EMBARQUE E DO DESEMBARQUE

Outra sugestão é examinar o ambiente ao redor do veículo antes de estacionar. Se factível, circule pelo quarteirão para avaliar se há indivíduos suspeitos próximo de onde planeja estacionar o veículo. Na hora de ir embora, faça o mesmo: se você constatar alguma atitude suspeita, não se aproxime do veículo.

DEIXAR O VEÍCULO LIGADO COM CRIANÇA DENTRO

Outra falha frequente consiste em deixar o veículo com o motor em funcionamento, portas destrancadas e alguém, sobretudo crianças, no interior do automóvel. Mesmo em situações de paradas breves, existe a possibilidade de criminosos roubarem o veículo com alguém a bordo. "Os criminosos buscam oportunidades. Não corra esse risco." 

DEIXAR OBJETOS VISÍVEIS DENTRO DO CARRO

Deixar bolsas e outros objetos à vista ao estacionar o veículo atrai a atenção de criminosos. Mesmo que esses itens não sejam de grande valor, sua visibilidade pode ser o bastante para incentivar roubos e arrombamentos. A situação pode ficar ainda pior: existe o risco de um ou mais criminosos ficarem aguardando a chegada do motorista para assaltá-lo, assim que ele destravar as portas. 

OFERECER AJUDA A PANE MECÂNICA

Uma estratégia frequentemente utilizada por assaltantes é simular um problema mecânico, especialmente em áreas isoladas e durante a noite. Condutores bem-intencionados param com a intenção de prestar assistência e acabam sendo envolvidos em uma emboscada. "Se você passar por pessoas pedindo ajuda, por falha mecânica ou acidente, não pare. Telefone para a polícia ou para o serviço de resgate e peça socorro."

RODAR COM PORTAS DESTRAVADAS E VIDROS ABERTOS

Garanta que as portas estejam constantemente travadas enquanto o veículo estiver em movimento. Hoje em dia, muitos automóveis trancam as portas automaticamente ao atingir uma certa velocidade; contudo, esse recurso não está presente em todos os modelos. Opte por circular com as janelas fechadas. Isso diminui a probabilidade de ser abordado por criminosos em situações de paradas rápidas, como nos semáforos, por exemplo. 

ACEITAR AJUDA MECÂNICA DE ESTRANHOS

Criminosos podem deliberadamente sabotar um veículo enquanto ele estiver estacionado na via pública. Essa tática é empregada para subjugar o motorista posteriormente, conforme observa a PM.

Mantenha a vigilância caso o automóvel manifeste problemas mecânicos logo após a partida. Esteja atento se algum desconhecido se apresentar prontamente para prestar auxílio e decline da oferta. "Pode se tratar de uma armadilha. Chame o socorro de urgência de sua confiança." Pare o automóvel em local iluminado para pedir auxílio, como um posto de combustível. 

DEMONSTRAR DISTRAÇÃO NO SEMÁFORO

Criminosos exploram situações de semáforos e lombadas, onde o condutor é forçado a parar ou diminuir a velocidade, para realizar suas ações. Caso o motorista esteja desatento, isso serve como um estímulo adicional para atividades criminosas. Não deixe de observar ao redor e verifique a eventual aproximação de suspeitos. 

ABRIR AS PORTAS A DISTÂNCIA

Abra as portas somente ao entrar no veículo. Ao estacionar, certifique-se de trancá-las e saia com o automóvel o mais prontamente possível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES