Nasa divulga imagens de satélite que mostram dimensão da tragédia no RS

Tempestades no estado já deixaram mais de 100 pessoas mortas e outras 300 feridas

Avalie a matéria:
Nasa divulga imagens de satélite do RS | Divulgação/Nasa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, compartilhou imagens de satélite que revelam a dimensão da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul desde a semana passada. Até a tarde de quinta-feira (9), o número de mortos atingiu 107, enquanto 374 pessoas ficaram feridas e 136 permanecem desaparecidas. A situação afetou um total de 428 municípios em todo o estado.

Para fins de comparação, a Nasa divulgou duas imagens da região metropolitana de Porto Alegre: uma datada de 20 de abril, anterior ao início dos eventos climáticos recentes, e outra capturada nesta semana. Na imagem mais recente, é visível que os rios Jacuí, Sinos e Caí estão completamente inundados, com a água transbordando por uma vasta área além de seus leitos. As águas turvas alcançam o lago Guaíba e a lagoa dos Patos. 

A imagem abaixo mostra, na cor azul, o nível normal dos rios que banham a Grande Porto Alegre e, em vermelho, como esses cursos d’água ficaram após as tempestades. O transbordamento desses grandes rios causou grandes enchentes em municípios da região metropolitana. Além da capital gaúcha, as imagens de satélite revelam cidades como Canoas, Guaíba e Eldorado do Sul completamente inundadas.

Imagem mostra, na cor azul, o nível normal dos rios que banham a Grande Porto Alegre e, em vermelho, como esses cursos d’água ficaram após as tempestades / Divulgação/Nasa 

Outra imagem direcionada à cidade de Porto Alegre destaca o impacto da inundação causada pelo aumento do nível do Guaíba, que ultrapassou a marca de 5 metros pela primeira vez na história. Na imagem, é evidente a extensão da inundação, englobando a região das ilhas, o porto, o Centro Histórico, o aeroporto Salgado Filho e os estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio, todos completamente submersos.  

VEJA O ANTES E DEPOIS



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES