Natureza de Barra Grande e Cajueiro da Praia atrai turistas de todo o mundo

Quatro associações de condutores de turistas de Cajueiro da Praia e de Barra Grande fazem passeios e recebem turistas do mundo todo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Natureza virgem, aves em seu habitat, cavalos marinhos, caranguejos, tudo isso pode ser visto em um único passeio de barco pelo rio Camurupim, no povoado de Barra Grande, município de Cajueiro da praia, litoral do Piauí. Quatro associações de condutores de turistas de Cajueiro da Praia (Tremembés e Caju Ecotur) e de Barra Grande (Nativos Arte-Ecotur e Barratur) fazem esse e outros tipos de passeio e recebem turistas de todo o mundo.

De acordo com Nilo Bruno, da associação Caju Ecotur, durante todo o ano há demanda por passeios turísticos em Cajueiro da Praia e em Barra Grande, mas é nos meses de agosto, setembro e outubro que a região recebe a maior quantidade de turistas internacionais, principalmente da Itália, da França e da Alemanha. ?Os meses dezembro, janeiro, junho e julho são de maior fluxo de turistas brasileiros. Nesse período recebemos principalmente pessoas de Teresina, São Paulo e Rio de Janeiro, mas também há muitas pessoas aqui mesmo da região que fazem esse passeio?, explica.

As quatro associações de condutores de turistas de Cajueiro da Praia e de Barra Grande recebem apoio logístico e técnico da ONG italiana Cospe (Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes). De acordo com o coordenador de Projetos da Cospe no Litoral do Piauí, George Rebelo, já foram promovidos vários cursos e treinamentos para que os condutores tenham uma qualificação cada vez melhor, na hora de receber os turistas que solicitam os serviços das associações.

?Além de promover essas capacitações, nós também equipamos as associações para o melhor atendimento aos turistas?, informa George. O coordenador informa que atualmente as associações contam com um total de sete canoas, todas com equipamentos de segurança, como coletes salva vidas, rádios de comunicação e kits de emergência para primeiros socorros. George explica que os passeios pelos rios Camurupim (Barra Grande) e Timonha (Cajueiro da Praia) duram em média duas horas e custam entre R$ 25 e R$ 50, dependendo do tamanho do grupo de turistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES