Neris Júnior debate ações para saúde no seminário do Previne Brasil

O evento reúne a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Ministério da Saúde e gestores dos 224 municípios do Piauí.

Secretário Neris Júnior debate ações no seminário do Previne Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, esteve presente no Seminário Qualificação do Desempenho na Atenção Básica de Saúde (APS), que acontece nesta terça-feira (31) e quarta-feira(01), em Teresina. O evento reúne a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Ministério da Saúde e gestores dos 224 municípios do Piauí.

O seminário tem como objetivo  promover um debate institucional construtivo entre as três esferas para qualificar os processos de trabalho da APS a partir da melhoria dos indicadores de desempenho do programa Previne Brasil.

Para o secretário Neris Júnior esta é uma oportunidade de discutir o  fortalecimento da atenção básica, junto com as três entes. “É um prazer estar mais uma vez reunido com os gestores do nosso estado e do Ministério da Saúde. A estratégia do Previne Brasil não é só financiamento, eles buscam indicadores de maior prestação de serviço a população e o reconhecimento aos profissionais que estão prestando serviço na atenção básica de saúde. A Sesapi sempre estará junto ao Consems, municípios e ao ministério buscando discutir as pautas que são de interesse do Piauí. Espero que cada gestor municipal possam estar levando aos seus municípios novas estratégias exitosas, que vão debater durante o seminário”, destaca o gestor. 

O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, também participou do seminário, e na oportunidade onde apresentou os indicadores do Piauí no Previne Brasil. “O estado está alçando resultados exitosos, com relação as demandas exigidas pelo programa. Isso mostra o compromisso de todos com a saúde pública. Não é atoa que o Piauí está mostrando a força que é. A união entra os três entes para somar forças para a saúde e de suma essencialidade, para atingimos nossos objetivos, que é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Além de trazer a  Sesapi mais próximo dos gestores municipais”, disse o superintendente. 

O Previne Brasil é a novo modelo de financiamento federal da Atenção Primária à Saúde. Ele estrutura o financiamento levando em consideração a dependência da população local dos serviços do SUS e o desempenho dos municípios no cuidado oferecido pela rede de Atenção Primária à Saúde (APS).  São quatro critérios que orientam essa nova política: a capitação ponderada, o pagamento por desempenho, o incentivo para ações estratégicas e o incentivo financeiro com base em critério populacional. “No Piauí os indicadores do Previne Brasil também são utilizados para a transferência de recursos por parte do Governo do Estado aos municípios através do ICMS Saúde”, lembra o secretário Neris Júnior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES