Neste sábado (30) tem vacinação para cães e gatos das zonas Norte e Leste

A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos e provocar até a morte

Avalie a matéria:
Neste sábado (30) tem vacinação para cães e gatos das zonas Norte e Leste | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz neste sábado (30) a abertura da campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos, às 8h30, na Unidade Escolar Firmina Sobreira, localizada na Rua Desembargador Flávio Furtado, Praça do Poti Velho, zona Norte. A vacinação acontecerá nesta data em 136 postos das zonas Norte e Leste e a meta é vacinar 67.883 animais. 

No sábado seguinte (06/11), a vacinação terá continuidade em postos das zonas Sul e Sudeste para cerca de 60.095 cães e gatos. Para atender a demanda da zona rural, a vacinação acontecerá ainda no mês de novembro. Essa logística em datas por zona da cidade é para atender com mais postos de vacinação e facilitar o acesso a esse serviço. A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos e provocar até a morte.

A vacinação acontecerá nesta data em 136 postos das zonas Norte e Leste e a meta é vacinar 67.883 animais - Foto: Divulgação/PMT

Sobre a campanha de vacinação dos animais contra a raiva, o gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, solicita que as pessoas levem neste sábado seus animais que tenham idade a partir de três meses para serem imunizados. “Essa vacina é muito importante para que cães e gatos fiquem vacinados contra a raiva que é uma doença grave e por isso tutores de cães e gatos das zonas Norte e Leste devem levar seus animais a um dos postos de vacinação”, diz o gestor. Paulo Marques garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

CONFIRA OS LOCAIS DOS POSTOS

A raiva é uma doença viral que pode ser evitada com a vacina, e pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES