Neto de Niemeyer quer construir estádio idealizado por avô

Niemeyer buscava na natureza do Rio a inspiração para suas obras.

Avalie a matéria:
erca de 500 pessoas foram ao enterro do "mago das curvas". | Agência O dia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sob aplausos e diversas homenagens de amigos, parentes e autoridades do mundo todo, Oscar Niemeyer foi enterrado às 18h desta sexta-feira, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

O cortejo, que seria restrito à família, foi acompanhado por 500 pessoas ? entre admiradores e representantes de partidos comunistas ?, que, emocionadas, se despediram do mestre da arquitetura com as palavras ?Valeu companheiro?. A cerimônia contou com representantes de diversas religiões. Muito emocionada, a viúva Vera Lúcia Niemeyer preferiu manter o silêncio.

A Banda de Ipanema ? da qual o arquiteto foi patrono ? tocou ?Cidade Maravilhosa? e ?Carinhoso?. ?Vamos tocar em tom alegre, como Niemeyer levou a vida. Ele era apaixonado pelo Rio e ?Cidade Maravilhosa? é o prefácio da cidade?, disse o presidente do bloco, Cláudio Pinheiro.

Niemeyer buscava na natureza da cidade a inspiração para suas obras. Formas que encantaram a todos e deu ao mestre o título de arquiteto do mundo.

?A forma dele era simples, mas impactante?, disse o neto Carlos Oscar Niemeyer, 47. Para ele, o avô teve a homenagem que gostaria: ?Ele com certeza gostou, pois tinha muita alegria de viver. Talvez não tenha gostado da viagem à Brasília?, brincou, referindo-se ao medo que o arquiteto tinha de avião.

Para a família, o maior legado que Niemeyer deixou foi a solidariedade. ?Temos sentimento de tristeza pela perda e felicidade pelo reconhecimento dessa multidão?, declarou o bisneto Paul Niemeyer. Carlos Oscar faz coro: ?Até quem não o conhecia tinha amor por ele. Era preocupado com as diferenças sociais?.

O projeto de construção do Palácio das Artes em Caxias e de um estádio de futebol no município idealizado pelo mestre deve ser iniciado no ano que vem pelo neto e arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer, 47 anos. ?Já tem o terreno e a proposta. Era um sonho dele, queremos realizar?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES