Neve cai pela primeira vez no Brasil em novembro; veja os registros!

Intensa massa de ar frio de origem polar que acompanha frente fria causa temperaturas excepcionalmente baixas para novembro nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de novembro começa com baixas temperaturas em grande parte do Brasil. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta que a frente fria deve se estender até sexta-feira (4).

Nesta terça-feira (2), o estado de Santa Catarina registrou neve pela primeira vez em novembro desde o início das avaliações na década de 1980. O evento climático foi registrado no Morro da Igreja, na serra catarinense. Na cidade de São Joaquim, ocorreu o fenômeno da chuva congelante, caracterizada pelo derretimento e congelamento da neve ao atingir a superfície.

Mês de novembro começa com frio intenso em grande parte do país / Crédito: Mycchel Legnaghi De acordo com o Inmet, foram registradas temperaturas negativas na região Sul do país. A previsão é de que as temperaturas continuem baixas, com possibilidade de geada na região e no sul do Mato Grosso do Sul.

Mês de novembro começa com frio intenso em grande parte do país / Crédito: Mycchel Legnaghi

Confira as menores temperaturas registradas até às 8h desta quarta-feira nas estações do Inmet:

Bom Jardim da Serra – Morro da Igreja (SC): -1,2°C

São Joaquim (SC): -0,3°C

General Carneiro (PR): 0,2°C

São José dos Ausentes (RS): 0,3°C

Cambará do Sul (RS): 1,2°C

Frente fria derruba temperaturas

Mês de novembro começa com frio intenso em grande parte do país / Crédito: Mycchel Legnaghi

A passagem de uma grande e intensa frente fria pelo país deixa muitas áreas de instabilidade sobre a maioria das áreas do Sudeste, do Nordeste, do Norte e parte do Centro-Oeste do país.

Mês de novembro começa com frio intenso em grande parte do país / Crédito: Mycchel Legnaghi

O fenômeno que avançou sobre o Brasil está agora entre Bahia, Tocantins, Minas Gerais e Espírito Santo. Nuvens bastante carregadas crescem nesses estados, mas ainda há uma grande quantidade de nebulosidade e chuva desta frente fria espalhada sobre as outras áreas do Nordeste, da região Norte, em parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

Áreas de instabilidade associadas a essa frente fria ainda provocam chuvas na área litorânea entre São Paulo e o Rio de Janeiro. A intensa massa de ar frio de origem polar que acompanha a frente fria causa temperaturas excepcionalmente baixas para novembro nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, no Acre, em Rondônia e no Sul do Amazonas.

Recordes de frio para novembro foram observados em áreas do Sul, do Centro-Oeste, do Norte do país e também sobre a Argentina. O ar frio persiste sobre o país até o final desta semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES