Nissan apresenta versa Nacional e conceito do futuro jipinho Kicks com câmbio CVT

A plataforma V foi estendida. Além do motor 1.6 16V que gera 111 cv no March/Versa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O portfólio de produtos nacionais da Nissan era conhecido antes mesmo da produção local, como aconteceu com o March e Versa. Ambos ganharam o prenome New, porém são apenas reestilizações feitas sobre os mexicanos, tanto que conviverão até por aqui com seus pares antigos.

O Salão de São Paulo marca justamente a aparição pública de uma novidade de fato: o conceito do novo crossover que o fabricante fará sobre a base dos compactos na mesma fábrica de Resende (RJ).  Trata-se de um produto final já em fase de clínica com clientes em potencial.

A marca japonesa reuniu proprietários de outros utilitários compactos, em especial o Ford EcoSport. Segundo fonte infiltrada no evento, o Nissan tem mais espaço interno que o rival, e deve manter o nome Kicks. A plataforma V foi estendida. Além do motor 1.6 16V que gera 111 cv no March/Versa, o crossover virá com uma novidade na transmissão: o câmbio CVT, ainda não estendido aos compactos.

O desenho lembra a angulosidade do Evoque, conforme a fonte havia adiantado. A semelhança vive no teto flutuante de cor distinta. A Nissan, no entanto, evita bater o martelo quanto à data de produção. "O modelo tem grandes chances de ser produzido. Vamos ver a reação do público primeiro", afimou Shiro Nakamura, designer chefe da Nissan.

O estudo foi produzido com a ajuda dos estúdios da Nissan nos Estados Unidos, Ásia e, claro, Rio de Janeiro. Países onde ele poderá andar, conforme adianta Nakamura.

 



 




New Versa

A outra grande novidade é o Versa. O modelo ainda não fez a estreia do motor 1.0 de três cilindros, que terá potência pouco abaixo dos 80 cv. Por enquanto, a novidade é o facelift, que segue quase que à risca o aplicado no modelo vendido no mercado norte-americano. A motorização continua a ser única: a dupla de 1.6 16V flex e câmbio manual de cinco marchas. Para não ficar sem novidades, o New March se valeu do conceito de estilo Rio 2016 projetado no centro de estilo do fabricante no Rio de Janeiro. Com kit aerodinâmico esportivo, o modelo encarna o jeito solar do Rio na cor laranja e serve como forma de homenagear os jogos olímpicos, não por acaso patrocinados pela Nissan. Mesmo já tendo aparecido oficialmente em outra edição do motorshow paulista, o GT-R ainda é uma atração e tanto para o estande da Nissan. Pudera, trata-se de um monstro equipado com motor 3.8 V6 biturbo de 550 cv e 64,4 kgfm de torque jogados nas quatro rodas, o que lhe garante disposição para ir até os 100 km/h em 2,8 segundos e chegar aos 315 km/h. Dá para chamar o 911 Turbo S do estande da Porsche para um pega e não fazer feio. Dá para entender nada mimoso apelido de Godzilla. A importação oficial, contudo, não será concretizada.

Planos para o futuro

O presidente François Dossa adiantou alguns planos do fabricante. "Estamos estudando já a nova Nissan Frontier, um carro muito importante e que deve continuar a ser feito em São José dos Pinhais no Paraná", afirmou o executivo. Dossa se mostrou desapontado com a política nacional em relação aos elétricos como o Leaf, atualmente vendido apenas para alguns frotistas. "O governo beneficiou apenas os híbridos e esqueceu dos elétricos, vamos ainda voltar a conversar com eles. No resto do mundo a opção elétrica cresce, o Brasil ficará fora da festa. Quanto a outros Nissan que poderiam ser importados, Dossa descarta. "O X-Trail e outros não estão nos nossos planos, não é estratégico. Estamos com esperança sobre mudanças das regras de importação para justificar esses produtos".

Quanto a aliança Renault-Nissan, ainda não há planos para a produção de modelos da marca francesa na fábrica de Resende (RJ). "A nossa estratégia para crescer é bem parecida com a da Renault que, com praticamente apenas três modelos, tem quase 7% do mercado. A nossa meta é chegar a 6% e o foco é investir em poucos produtos de grande volume", explica Dossa. Eles já têm o New March, agora o New Versa. Não precisa nem comentar que o segmento dos crossovers compactos é outro que também deve crescer muito mais do que a média, então o Kicks está 100% confirmado? "Ele tem tudo para ser o carro símbolo das Olimpíadas".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES