Nissan Leaf Nismo RC combina eletricidade e adrenalina; fotos!

Nissan Leaf Nismo RC combina eletricidade e adrenalina; fotos!

Avalie a matéria:
Nissan Leaf Nismo RC | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Europa e América do Norte já começam a se familiarizar com a presença de carros elétricos em suas cidades. E um dos principais expoentes desta tendência ecológica é o Nissan Leaf. Disponibilizado para o público em dezembro de 2010, o hatch foi o primeiro automóvel elétrico em massa a ser vendido no mundo. Mas a marca japonesa foi além. Com uma proposta de diversificar ainda mais o uso do carro movido a bateria, lançou em abril uma versão de competição do Leaf, na expectativa de criar futuramente uma categoria só com veículos deste tipo.

Mesmo sendo uma configuração voltada para as pistas, o grupo propulsor é o mesmo usado no modelo ?civilizado?. São baterias de íons de lítio divididas em 48 módulos, que alimentam o motor elétrico. No total, são 107 cv de potência e um forte torque de 28,5 kgfm ? o mesmo que o motor 2.0 TFSI da Volkswagen dispõe, por exemplo ?, sempre disponível em sua totalidade.

Mas as semelhanças param por aí. Visualmente há até alguma semelhança, mas não passa de uma inspiração. O aspecto de hatch foi embora e o carro ganhou uma silhueta de cupê, para melhorar o arrasto aerodinâmico e ficar mais firme no chão. Ainda existe uma asa traseira ajustável. A carroceria é toda feita de fibra de carbono e ficou 20 mm mais comprida e 170 mm mais larga que o carro de rua. Para melhorar a dirigibilidade, tem um entre-eixos 99 mm menor e é 350 mm mais baixo. Com tudo isso, o Leaf Nismo pesa 938 kg, cerca de 40% menor, resultando numa relação peso/potência de 8,76 kg/cv. Com o reposicionamento das baterias para um lugar mais baixo, o centro de gravidade diminuiu e a distribuição de peso ficou em 40/60 entre o eixo dianteiro e o traseiro, respectivamente.

Os números de desempenho são muito bons para um elétrico. Zero a 100 km/h cumprido em apenas 6,8 segundos, contra cerca de 10 segundos do carro de produção. O que desaponta é a velocidade máxima e a autonomia. O Leaf só chega a 150 km/h e, em condições de condução em pista, só dura 20 minutos ou cerca de 30 km. Muito por isso, a Nissan acredita que a futura categoria de corrida com carros totalmente elétricos que pretende criar vai usar muitos circuitos urbanos, que contam com menor extensão. Só faltam os outros integrantes do grid de largada.

icha técnica

Nissan Leaf Nismo RC

Motor: dianteiro, transversal, elétrico; Bateria: íons de lítio, 48 módulos de 4 células.

Transmissão: Manual com uma marcha, tração traseira.

Potência máxima: 107 cv.

Aceleração 0-100 km/h: 6,8 segundos.

Velocidade máxima: 150 km/h.

Torque máximo: 28,5 kgfm.

Suspensão: Independente, do tipo Double Wishbone na dianteira e na traseira.

Pneus: 225/40 R18.

Freios: Disco na dianteira e na traseira. Tem ABS com EBD.

Carroceria: Cupê em monobloco com duas portas e um lugar. Com 4,46 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,19 m de altura e 2,60 m de distância entre-eixos. Airbags frontais, laterais e de cortina.

Peso: 938 kg.

Autonomia: 30 km ou 20 minutos em condições de pista.

Recarga: 8 horas em tomada 220 volts ou 80% da carga total em 30 minutos.

Lançamento: 2011.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES