Níveis de gelo da Antártida tem maior redução da história, diz OMM

Organização Meteorológica Mundial alertou para os baixos níveis de gelo na Antártica e afirmou que o fenômeno costuma ser mais comum no Ártico

Níveis de gelo da Antártida tem maior redução da história | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), os níveis de gelo marinho na Antártica atingiram mínimos históricos no mês passado, um fato que tem preocupado especialistas em mudanças climáticas.

Os níveis de gelo do mar antártico em junho, que foi o mês mais quente já registrado, estavam no patamar mais baixo desde o início das observações por satélite, que captou uma redução de 17% em relação à média histórica.

"É uma queda impressionante. Estamos acostumados a ver grandes reduções no gelo marinho no Ártico, mas não na Antártica", declarou Michael Sparrow, chefe do Programa Mundial de Pesquisas Climáticas, em uma coletiva de imprensa realizada em Genebra. 

A OMM também informou que as temperaturas globais da superfície do mar alcançaram recordes para esta época do ano em maio e junho. O órgão alertou que o aquecimento dos oceanos está se espalhando rapidamente além da superfície.

"A questão não se restringe apenas à temperatura da superfície, mas todo o oceano está se aquecendo e absorvendo energia, que permanecerá lá por centenas de anos", explicou a OMM. "Os alarmes estão soando ainda mais alto devido às temperaturas sem precedentes da superfície do mar no Atlântico Norte".

A organização também ressaltou que o padrão climático El Niño, que surgiu recentemente, deve aumentar as temperaturas tanto em terra quanto nos oceanos, o que pode resultar em mais ocorrências de ondas de calor marítimas e eventos climáticos extremos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES