Nível do Guaíba baixa 20 cm em 24h, mas água ainda avança por Porto Alegre

É o menor patamar que o lago atinge desde a tarde de sábado (4). Cota de inundação é de 3 metros

Avalie a matéria:
Temporal no RS: alagamento em rua do bairro Menino Deus, em Porto Alegre | Foto: Reprodução/RBS TV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conforme informações divulgadas pela prefeitura de Porto Alegre, o nível do Guaíba em Porto Alegre diminuiu 20 centímetros nas últimas 24 horas. A medição feita pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) às 10h15 desta quarta-feira (8) registrou 5,12 metros, marcando o ponto mais baixo desde a tarde de sábado (4). 

ÁGUA CONTINUA AVANÇANDO: Apesar da diminuição, o nível do Guaíba permanece mais de 2 metros acima da cota de inundação, que é de 3 metros, devido aos temporais que assolaram o estado e resultaram em mais de 90 mortes. A água continua avançando em ruas da capital

BAIRRO TEM NOVOS ALAGAMENTOS: Na região do bairro Menino Deus, onde a prefeitura solicitou que os moradores deixassem, novos alagamentos foram registrados, afetando partes das ruas Itororó e José de Alencar. Anteriormente, uma dessas vias serviu como ponto de base para caminhões do Exército Brasileiro e ambulâncias que realizaram o resgate de pacientes do Hospital Mãe de Deus. 

30 DIAS PARA BAIXAR NÍVEL DO RIO: O recorde anterior de nível do Guaíba foi estabelecido em 1941, atingindo 4,76 metros, antes das cotas registradas em 2024. No último domingo (5), o rio alcançou seu maior nível registrado, atingindo 5,33 metros. De acordo com projeções do IPH, estima-se que o Guaíba leve pelo menos 30 dias para retornar ao nível abaixo dos 3 metros. Durante a enchente histórica de 1941, foram necessários 32 dias para isso acontecer.

ESCOAMENTO PREJUDICADO: Devido ao deslocamento dos ventos, que empurram a água da Lagoa dos Patos na direção oposta, predominantemente localizada no Sul do estado, o fluxo de água do Guaíba é afetado negativamente. Esse cenário pode agravar as condições de inundação em Porto Alegre. As bacias dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Gravataí e Sinos convergem suas águas para o Guaíba, localizado na capital, criando uma espécie de estreitamento que retém as enchentes e dificulta o escoamento em direção ao mar. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES