Nível do Rio Parnaíba reduz mais de meio metro e sai da cota de atenção

O Rio Parnaíba, em Teresina, reduziu o nível em 53 centímetros em 24 horas, entre domingo (26) e esta segunda-feira (27)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Rio Parnaíba, em Teresina, reduziu o nível em 53 centímetros em 24 horas e saiu da cota de atenção, nesta segunda-feira (27).  

Na tarde de domingo (26), o nível do rio, próximo à Chesf, atingiu 5,14 metros, 24 centímetros acima da cota de atenção. Já na tarde desta segunda-feira (27), o nível estava em 4,61 m, 29 centímetros abaixo da cota de atenção, saindo da situação de risco de enchentes. As informações constam no sistema de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM). 

Rio Parnaíba, em Teresina | FOTO: Reprodução

A redução ocorreu mesmo após Teresina registrar 46,8 mm de chuva em 24 horas. A chuva que caiu no domingo (27) deixou ruas alagadas e pôs em risco motoristas, a exemplo uma família que teve seu veículo preso durante o temporal, em um buraco próximo à Rodoviária de Teresina, na zona Sul da cidade. A Mãe, com suas duas filhas pequenas, ficaram presas dentro do veículo, não conseguindo sair por conta da correnteza. , e só conseguiu sair com a ajuda da Polícia.

Situação dos rios em outros municípios

Entre os rios monitorados pelo CPRM, apenas o Parnaíba (em Luzilândia), Longá (em Esperantina) e Marataoan (em Barras) continuam em situação de atenção e alerta, pelos níveis elevados e que podem provocar enchentes.

Em Luzilândia, o Rio Parnaíba alançou no início de hoje (27), 5,54 metros, faltando apenas 16 centímetros para atingir a cota de inundação. O Rio Marataoan reduziu o nível nas últimas horas, mas continua dentro da cota de alerta, ao apresentar apenas 29 cm abaixo do nível crítico da inundação.

Previsão de mais chuvas

O Instituto Nacional de Meterologia (INMET) emitiu alerta nesta segunda-feira (27) com a previsão de chuvas intensas em todo o Piauí. Contudo, as regiões centro-norte e norte do estado devem registrar maiores volumes, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas.  

Segundo o INMET, ao longo de toda a semana são previstos acumulados de chuvas que podem superar 70 mm. Mais ao sul do estado, uma massa de ar quente e seca reduz os acumulados de chuvas, que contribui para manter temperaturas elevadas e reduzir a umidade relativa que pode chegar a 20%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES