No Acre, Justiça permite mudar certidão de criança com 2 sexos

Além do nome, vai ser mudado o sexo para masculino no documento.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após entrar com um pedido na justiça, a Ordem dos Advogados do Brasil do Estado do Acre (OAB-AC), conseguiu  a determinação na justiça para que o nome de uma criança de apenas 3 anos, que nasceu com dois sexos, seja mudado na certidão de nascimento.

A informação foi confirmada pelo presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB, Charles Brasil. De acordo com ele, a decisão da Justiça foi publicada nesta segunda-feira (9).

Entenda o caso

A criança nasceu com os dois sexos, mas a mãe somente descobriu a ambiguidade genital apenas depois de registrá-lo. Até os dois anos de idade, a criança foi chamada pelo nome feminino e também manteve cabelos longos e vestimenta de menina.

Apenas em agosto do ano de 2017, a mãe conseguiu ter acesso ao resultado do exame cariótipo, que analisa a quantidade e a estrutura dos cromossomos em uma célula, que apontou que a criança é geneticamente um menino.

Além de mudar o nome no documento de certidão de nascimento, a criança, registrada como menina, vai ter o sexo mudado para masculino no documento. A decisão, conforme o presidente, é inédita no país e uma vitória para a OAB-AC. “É algo inédito. Nunca aconteceu de um juiz de primeiro grau tomar uma decisão assim”, afirmou Brasil.

De acordo com a OAB de Acre, é de que até o final da semana a nova certidão da criança seja emitida. A decisão da Justiça vai ser encaminhada para o cartório e em seguida, a alteração do nome será feita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES