Firmino: HUT teria o padrão Fifa se atendesse apenas THE

O prefeito focou a necessidade de uma maior atenção à Saúde

Precisamos de mais atenção do governo federal na Saúde, disse o prefeito | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, foi entrevistado no telejornal Agora, da Rede Meio Norte, e falou sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos para Teresina, além das dificuldades presentes na sua gestão.

Inicialmente ele reconheceu a evolução de Teresina ao longo dos anos, mas percebe a complexidade dos problemas em razão da magnitude que receberam. ?Nós somos testemunhas de como se alterou a cidade ao longo dos anos. Teresina cresceu muito não só em tamanho, mas em complexidade. Alguns dos problemas ganharam magnitude diferente. É preciso que a gente possa enfrentar essa agenda de compromissos que assegure a evolução da nossa capital?.

Firmino afirma que 2013 foi o ano de rearrumação da casa. Ele inicia falando da remodelação do transporte coletivo de Teresina. ?Os frutos vão aparecer com o tempo. A mobilidade urbana ganhou uma complexidade muito grande. Estamos articulando com o governo federal para que possamos remodelar o transporte coletivo de Teresina. Os desafios são enormes. Estamos trabalhando esses projetos. Eu não tenho duvidas que esse modelo de transporte coletivo vai radicalizar a modalidade de transporte da capital.?

Alguns processos licitatórios foram apontados pelo prefeito. ?Assinamos o processo licitatório da Gil Martins com a Avenida principal do Dirceu. Vamos fazer também a expansão da Avenida Cajuína à nova ponte. Esta ponte está contida no pacto de mobilidade. São obras importantes na interligação dos corredores. Nós já estamos com projeto feito entre a curva do SEFAPI e a ponte da Gil Martins. A emenda vai contar coma a Bancada Federal.?

Dentre os projetos o prefeito também falou sobre o rebaixamento da Avenida Higino Cunha, obtida por meio de uma emenda do senador Ciro Nogueira.

A dificuldade em relação à qualidade e os preços nos processos licitatórios foi uma das preocupações apontadas por Firmino, que considera a necessidade de reformulação da legislação. ?É necessário que a gente reveja a legislação, precisamos modificar os processos licitatórios para que possam garantir qualidade e menor preço. A legislação tem que ser reformada.?

A Lagoa do norte está com a primeira fase em conclusão. ?Estamos chegando no final da primeira fase. A segunda fase vai chegar até o encontro das águas. Nós vamos ter várias obras em termos de drenagens e de infraestrutura urbana. Em relação à Rui Barbosa vamos fazer um terminal de integração. Vamos fazer também a Via Norte, pois a Via Sul já estamos trabalhando. Estamos preocupados também com a busca desses financiamentos para concluir essas obras nesses quatro anos de governo.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) foi apontada com um grande desafio. ?A Semel tem um grande desafio que o processo de revitalização das unidades esportivas. A Semel retomou o calendário de fortalecimento das escolas dentre várias atividades que mostram a presença do esporte na cidade. Para o Vale do Gavião teremos um Centro de Iniciação Esportiva e outro na escolinha do Mocambinho e temos também projetos para o Judô de Teresina. Vamos também revitalizar o Ginásio Poliesportivo Rui Lima no Bela Vista, e ainda colocar um parque de lazer e esporte na zona sul?. completa.

Firmino considera que é necessário cautela em relação aos compromissos assumidos com a saúde. ?Do ponto de vista relativo foram duplicados os gastos da Saúde em Teresina. Ao longo do tempo os financiamentos ficam congelados e as despesas crescem e o que é financiado pelo governo federal fica contingenciado. Hoje de cada R$ 4,00 que gastamos apenas R$ 1,00 é do Programa de Saúde da Família (PSF). Sempre buscamos cumprir nossas metas. É preciso cautela com as contas para honramos os compromissos.?

A melhoria do Hospital Universitário (HU) foi considerada como urgência pelo prefeito. Ele considera que falta mais apoio do governo federal. ?Precisamos ter aumento dos recursos do governo federal para melhorar a Saúde de Teresina. Precisamos fazer funcionar o hospital Universitário para essa melhoria. Queremos esse compromisso do governo para melhorar a saúde.?

Firmino chamou de conflitos as dificuldades de atendimento em Teresina a quem pertence ao vizinho estado do Maranhão. ?Precisamos resolver os conflitos entre o Maranhão e o Piauí. 55% dos pacientes são do interior do estado e 30% são do Maranhão. Se o HUT servisse apenas Teresina o hospital seria um padrão Fifa. Nós temos epidemias de acidentes de trânsito entre outros. Nós queremos apoio e isso é uma questão fundamental. Isso é crucial para a vida das pessoas do nosso lugar?, conclui ao anunciar para julho a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento do Renascença, no valor de 3 milhões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES