No inverno, nordestino faz fondue de bode

Cidades da região, com temperaturas abaixo de 12C, atraem turistas em busca de frio.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sentado em frente à lareira para espantar o frio de 12C, um turista saboreia um fondue e toma vinho no restaurante da pousada. Ele não está em Campos do Jordão (SP), como se pode pensar, mas na pernambucana Triunfo (402 km de Recife). O fondue, aliás, é de carne de bode.

Triunfo é uma das cidades nordestinas que atraem visitantes em busca não de calor e praias, mas do frio. Em algumas cidades, a temperatura fica abaixo de 10C. Entre os atrativos estão festivais de música, visitas a engenhos de cana de açúcar (que fazem rapaduras e cachaças) e a culinária típica de inverno com toque regional. O fondue de bode, por exemplo, foi criado há quatro anos na pousada Baixa Verde, em Triunfo, e já virou atração turística.

"Por causa do frio da região -tem dia que chega a 12C- sempre tivemos fondue de queijo, de chocolate e de outras coisas. Daí pensei: Por que não usar o bode, que todo mundo cria aqui na região?", disse Pedro de Oliveira Júnior, dono da pousada. O clima frio do local está relacionado à altitude, de cerca de 1.000 metros. Outras cidades também aproveitam a altitude para atrair turistas em busca de frio.

Ao menos dez delas promovem festivais de inverno, com música e comidas típicas . Em Garanhuns (PE), por exemplo, o festival de inverno local atraiu milhares de pessoas neste mês.

Para promover o turismo no inverno, governos estaduais organizaram rotas turísticas na região serrana. Na Paraíba, o Caminhos do Frio tem festivais gastronômicos em seis cidades. Uma delas é Areia. Nos restaurantes locais, é possível conhecer a panqueca de rapadura e carne de bode flambada na cachaça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES