No Piauí, escolas do interior retomam as aulas presenciais com segurança

Escolas do interior recebem seus alunos nesta quinta-feira para o primeiro dia de aula 100% presencial.

Retomada das aulas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Retornar à escola após dois anos de aula online foi um completo choque para mim". Esse foi o sentimento de Sávio Silvestre, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Francisca Pereira de Sousa Morais, localizado em Fronteiras, distante 420 Km de Teresina. O aluno é um dos mais de 200 mil estudantes da rede estadual de ensino que retornaram às aulas presenciais nesta quinta-feira, 3, na rede pública estadual no Piauí.

Adotando todas as medidas de segurança higienicossanitárias para o início do ano letivo de 2022, escolas do interior recebem seus alunos nesta quinta-feira para o primeiro dia de aula 100% presencial. Com estudantes e professores vacinados contra Covid-19 e a parceria dos pais, na rede estadual de ensino os alunos estão encontrando um ambiente seguro e acolhedor.

Aulas são retomadas no interior 

A diretora do Ceti Francisca Pereira, Marilene Carvalho, revela que toda a equipe da escola esteve engajada para que fosse possível iniciar as aulas presenciais na data prevista, afinal, todos os pais e alunos já aguardavam ansiosos por esse momento.

Segurança

"Foi muito bom ver a alegria dos alunos ao retornar, rever os colegas e professores. Os alunos se mostraram comprometidos e bastante entusiasmados. O primeiro passo foi dado. Esperamos poder dar continuidade de forma segura, seguindo os protocolos sanitários e proporcionar aprendizagem significativa para nossos alunos. Mais uma vez contamos com a parceria da Equipe Multifuncional da 16° GRE, com o psicológico Anderson e a assistente social Cleide realizando um momento de acolhida", destaca a diretora da escola que conta com 178 alunos no Ensino Médio.

Sávio Silvestre cursa o 2º ano do Ensino Médio. Ele afirma ainda que o contato presencial do aluno com o ambiente escolar é algo impagável. "Mesmo sendo algo 'comum', depois de dois anos torna-se motivo para se emocionar e criar determinação. Com o início do ano letivo espero retomar firmemente os estudos e compensar qualquer deficiência proveniente das aulas online", completa.

Hoje também foi o início das aulas presenciais do ano letivo de 2022 na Unidade Escolar Letícia Macêdo. A escola fica localizada no município de Anísio de Abreu, na 13ª GRE, e realizou uma bela acolhida aos alunos.

Escolas estão preparadas para receber alunos

Demerval Lobão

No município de Demerval Lobão, 18ª GRE, a Unidade Escolar Jacob Barbosa recebeu os alunos com material de apoio, palestras e muita festa. A escola adotou todas as medidas de segurança higienicossanitárias, dentre elas, a aferição de temperatura, sinalização de todos os ambientes, portas e janelas abertas para arejar os ambientes, álcool em todos os ambientes, exigência da comprovação de vacinação dos professores, funcionários administrativos e estudantes, além de constante conversa com os pais e responsáveis para informar sobre as medidas de segurança.

Maria José Mendes, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA) da Seduc, explica que por meio da portaria Seduc/GSE Nº 241/2022, com a orientação do Decreto nº 20.525, de 1º de fevereiro de 2022, que dispõe sobre as medidas sanitárias excepcionais para o enfrentamento da Covid-19, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e suas escolas vinham se preparando para um retorno seguro e que garanta o cumprimento da carga horária do ano letivo que se inicia.

"As escolas estão retomando e esse retorno está sendo acompanhado pela Seduc. Todos os protocolos estão sendo seguidos e será feito um trabalho contínuo de acompanhamento para garantir o ano letivo", finaliza a diretora da UNEA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES