No Piauí, ex-ministro fala dos avanços da pesquisa científica no país

Sérgio Rezende, proferiu palestra na manhã da terça-feira (12), na aula inaugural do Doutorado em Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-ministro de Ciência e Tecnologia, no segundo mandato do Presidente Lula (2006-2010), e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio Rezende, proferiu palestra na manhã da terça-feira (12), na aula inaugural do Doutorado em Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O ex-ministro dissertou, principalmente, para jovens estudantes universitários sobre “Física no Brasil”.

Crédito: Efrém Ribeiro

Com um auditório Afonso Sena do Centro de Ciências da Natureza (CNN) lotado, com mais de 400 jovens estudantes e pesquisadores, Sérgio Rezende explicou que a disseminação da Física no Brasil está diretamente ligada à ciência e esta vem evoluindo muito nas últimas décadas. Para o pesquisador, a pós-graduação e as pesquisas universitárias deram outras perspectivas para o desenvolvimento de pesquisas.

Crédito: José Alves Filho

“Há vinte anos não havia praticamente nada no nosso país, em termos de pesquisa – não havia laboratórios, equipamentos, pessoal qualificado. Mesmo que a situação de hoje não seja ainda considerada ideal e que ainda exista muito para fazer, o certo é que nós estamos fazendo um grande progresso: ele é notável e é notado no exterior, já que a Física, a Ciência e Tecnologia são áreas fundamentais para o desenvolvimento de qualquer país”, atribuiu o ex-ministro.

O pesquisador é um dos expoentes da área de Física de Materiais no Brasil e referência mundial na área. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciência dos Países em Desenvolvimento, da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da American Physical Society, e do Institute for Electrical and Electronic Engineers.

Para o reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas, o doutorado deverá melhorar, qualitativa e quantitativamente, a pesquisa em pós-graduação da UFPI, que deve chegar à nota 7. Além disso, o programa de pós-graduação possibilitará 10 bolsas financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

"O curso é muito importante para nossos estudantes de Física e mais uma opção para os egressos da UFPI realizarem o doutorado aqui, em Teresina. Em 2012, a UFPI possuía apenas 6 pós-graduações em doutorado, hoje são 17, três são do CCN. Esperamos que isso seja revertido, em breve, em excelentes resultados”, ressaltou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES