No Piauí o Censo Demográfico já contou mais de 86% da população estimada

Nesse balanço temos como destaque a população do estado, onde já foram contados 2.831.380 habitantes no Piauí, o que representa cerca de 86% da população

No Piauí o Censo Demográfico já contou mais de 86% da população estimada | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência Estadual do IBGE no Piauí realizou nesta quinta-feira (03/11) entrevista coletiva para apresentar o 3º. balanço da coleta do Censo Demográfico 2022 no estado. Nesse balanço temos como destaque a população do estado, onde já foram contados 2.831.380 habitantes no Piauí, o que representa cerca de 86% da população estimada, num total de 922.603 domicílios. Esse percentual de coleta deixa o Piauí como a unidade da federação com a coleta mais avançada do país, seguido de perto pelo estado de Sergipe, com 83,19%, e o Rio Grande do Norte, com 80,48%. No Brasil já foram contados cerca de 136 milhões de habitantes, o equivalente a 63,77% da população estimada para o país

Terceiro Balanço da coleta do Censo Demográfico 2022

População recenseada até o dia 31/10/22 em relação

 à população estimada para o ano de 2022 (%)

No tocante aos povos e comunidades tradicionais, no Piauí já foram contadas 6.370 pessoas que se autodeclararam indígenas, aproximadamente 0,22% do total de pessoas recenseadas no estado. No último Censo Demográfico, realizado em 2010, apenas 2.944 pessoas se autodeclararam indígenas, o equivalente a 0,09% da população do estado naquela época. Os dados ainda provisórios da contagem deste ano já demonstram um crescimento da população indígena da ordem de 116%, quando comparado ao Censo Demográfico de 2010. 

Ainda com relação aos povos e comunidades tradicionais, temos a coleta do Censo Demográfico junto às comunidades quilombolas, que foram incluídas pela primeira vez nesta pesquisa. No Piauí já foram contados 27.258 pessoas que se autoidentificaram como quilombolas, o que representa 0,96% da população total do estado. 

Em relação ao tipo de questionário do Censo, observa-se que 83,73% dos domicílios (775.786) responderam ao questionário básico e 16,27% (150.726) ao questionário ampliado, percentual consistente com a amostra definida pelo Instituto. O tempo médio de preenchimento para o questionário básico, que conta com 26 questões, tem sido de 5 minutos e para o questionário ampliado, que conta com 77 questões, o tempo médio de preenchimento tem sido de 15 minutos.

 O Censo Demográfico tradicionalmente sempre foi coletado junto ao morador em seu domicílio. Contudo o IBGE tem flexibilizado as formas de se responder ao Censo. Assim, apesar da maior parte dos questionários (99,60%) ainda estarem sendo respondidos de forma presencial no Piauí,  2.735 questionários foram respondidos por telefone (0,30%) e 932 questionários pela internet (0,1%).  

O sistema de acompanhamento do Censo permite, ainda,  gerar um acompanhamento da coleta por sexo no Piauí. Até o momento, 48,85%  da população recenseada eram homens e 51,15 % eram mulheres.

O percentual de recusa em responder ao questionário do Censo Demográfico é de cerca de 2,33% dos domicílios no país, percentual que se espera seja reduzido até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência. No Piauí o número de recusa é inferior ao do Brasil, sendo de 1,08%.

O Piauí já tem cerca de 23 municípios com a coleta dos setores censitários 100% finalizada, bem como outros 80 municípios com a coleta com setores entre 80% e 99% finalizados. Na rotina de trabalho do Censo Demográfico, apesar da coleta dos setores censitários estar finalizada, há ainda todo um trabalho de supervisão da coleta em campo que pode, eventualmente, alterar os números da coleta até então contabilizados. 

Como reconhecer os recenseadores do IBGE

Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site respondendo.ibge.gov.br, ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve solicitar o nome, matrícula ou CPF do recenseador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES