Nobel da Paz vai para iraniana presa por luta contra opressão a mulheres

Mohammadi, de 51 anos, tem desempenhado um papel fundamental na luta das mulheres no Irã contra a opressão do regime vigente.

Ganhadora do prêmio Nobel | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Narges Mohammadi, a renomada ativista iraniana e líder do movimento histórico pelos direitos das mulheres em seu país, foi anunciada como a laureada do Prêmio Nobel da Paz de 2023 nesta sexta-feira, 6 de outubro.

Atualmente detida e condenada a uma pena total de mais de 30 anos de prisão e 154 chibatadas, Mohammadi, de 51 anos, tem desempenhado um papel fundamental na luta das mulheres no Irã contra a opressão do regime vigente.

O prêmio é concedido aproximadamente um ano após o início de uma onda de protestos desencadeada pela morte de Mahsa Amini, uma jovem presa em 2022 por "uso inadequado" do véu islâmico obrigatório no país. Além disso, coincide com o momento em que outra mulher iraniana entrou em coma após um encontro com a chamada "polícia da moralidade", uma divisão do governo iraniano encarregada de fiscalizar as severas restrições impostas às mulheres no país.

No entanto, a trajetória de Narges Mohammadi, que tem 51 anos, é marcada por décadas de dedicação à defesa dos direitos das mulheres e à abolição da pena de morte no Irã, um dos países com maior número de execuções no mundo. Ela já foi presa em seis ocasiões, sendo a primeira delas há 22 anos.

Narges Mohammadi - Foto: Reuters

Berit Reiss-Andersen, presidente do Comitê do Nobel, declarou: "Narges é uma defensora dos direitos humanos e uma pessoa que luta pela liberdade. Queremos apoiar sua corajosa luta e reconhecer o esforço de milhares de pessoas que protestam contra o regime teocrático, marcado pela repressão e discriminação contra as mulheres no Irã." Durante o anúncio do prêmio, Reiss-Andersen repetiu em farsi o lema dos protestos no Irã: "Mulheres. Vida. Liberdade".

Narges Mohammadi se torna a 19ª mulher a receber o Prêmio Nobel da Paz em seus 122 anos de existência. A última mulher premiada havia sido a jornalista filipina Maria Ressa, em 2021.

O marido da ativista expressou sua esperança de que "esse prêmio fortaleça sua luta pelos direitos humanos" e afirmou: "Este é um prêmio para o movimento em prol das mulheres, da vida e da liberdade".

Mesmo atrás das grades, Mohammadi exerce atualmente o cargo de vice-diretora do Centro de Defensores dos Direitos Humanos do Irã, uma organização não governamental liderada por Shirin Ebadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2003.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES