Nobel de Medicina vai para os descobridores do vírus da hepatite C

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (5). Prêmios em Física, Química, Literatura e Paz serão anunciados ao longo da semana; já a láurea em Economia será divulgada na próxima segunda.

autories | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice são os ganhadores do Prêmio Nobel 2020 em Medicina, anunciou a Academia Sueca nesta segunda-feira (5), pela descoberta do vírus da hepatite C. Os vencedores dividirão o valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).

Os estudos do americano Harvey J. Alter de hepatite associada a transfusões de sangue demonstraram que um vírus desconhecido era uma causa comum de hepatite crônica.

Michael Houghton, britânico usou uma estratégia não testada para isolar o genoma do novo vírus, batizado de de vírus da hepatite C.

Charles M. Rice, americano, forneceu a evidência final mostrando que o vírus da hepatite C podia, sozinho, causar a doença.

O secretário do comitê do Nobel, Thomas Perlmann, disse que conseguiu falar com dois dos vencedores: Harvey Alter e Charles M. Rice, e que ambos ficaram "muito animados".

Antes do trabalho dos três cientistas, considerou o comitê, as descobertas dos vírus da hepatite A e B foram passos essenciais, mas a maioria dos casos de hepatite transmitidos pelo sangue permaneciam sem explicação. A descoberta do vírus da hepatite C revelou a causa dos casos restantes de hepatite crônica e possibilitou exames de sangue e novos medicamentos que salvaram milhões de vidas.

Segundo o comitê do Nobel, mais de 70 milhões de casos de hepatite C são diagnosticados todos os anos, causando 400 mil mortes anuais. A hepatite C, assim como a B, é uma das causas de inflamação de longo prazo do fígado, podendo levar a câncer, e é um dos principais motivos para transplante do órgão.

A láurea em Medicina é sempre a primeira a ser anunciada. Os prêmios em Física, Química, Literatura e Paz serão entregues ao longo da semana; já a láurea em Economia será divulgada na próxima segunda (12). Veja o cronograma:

Medicina: segunda-feira, 5 de outubro

Física: terça-feira, 6 de outubro

Química: quarta-feira, 7 de outubro

Literatura: quinta-feira, 8 de outubro

Paz: sexta-feira, 9 de outubro

Economia: segunda-feira, 12 de outubro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES