'Nosso coração está em Belém', diz Papa Francisco em missa de véspera de Natal

Conflitos em Gaza cancelaram as festas de Natal em Belém, na Palestina, onde nasceu Jesus

'Nosso coração está em Belém', diz Papa Francisco em missa de véspera de Natal | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a missa da véspera de Natal neste domingo, o Papa Francisco declarou que "os corações estão em Belém", referindo-se à Palestina, onde os conflitos entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza resultaram no cancelamento das celebrações natalinas.

A cidade é conhecida por ter sido o local de nascimento de Jesus de Nazaré, e é considerada uma das mais antigas comunidades cristãs do mundo. As celebrações não serão realizadas “em homenagem aos mártires e em solidariedade ao nosso povo em Gaza”.

"E, nesta noite, o nosso coração está em Belém, onde o Príncipe da Paz ainda é rejeitado pela lógica perdedora da guerra, com o estrondo das armas que ainda hoje O impede de encontrar alojamento no mundo", expressou o pontífice argentino durante a missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Jesus "não subverte do alto as injustiças com a força, mas de baixo com o amor; não irrompe com um poder sem limites, mas desce até aos nossos limites", declarou o papa, que falou em italiano com uma tradução oficial fornecida em sete idiomas.

Aproximadamente 6.500 fiéis participaram da missa, segundo o Vaticano, e centenas de outros a acompanharam por meio de telas gigantes instaladas do lado de fora, na Praça de São Pedro.

A homilia de Francisco não mencionou explicitamente Israel nem Gaza, mas o pontífice lembrou em sua oração do Angelus ao meio-dia os "irmãos e irmãs que sofrem com a guerra". "Pensemos na Palestina, em Israel e na Ucrânia", declarou.

O sangrento ataque do Hamas em Israel em 7 de outubro deixou cerca de 1.140 mortos, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP com base em dados das autoridades israelenses. Os combatentes palestinos também sequestraram cerca de 250 pessoas, das quais Israel afirma que 129 permanecem na Faixa de Gaza.

Em resposta, Israel iniciou uma ofensiva aérea e terrestre no território palestino, onde 20.424 pessoas morreram, em sua maioria mulheres e crianças, de acordo com o Ministério da Saúde do Hamas.

O pontífice tem denunciado frequentemente os ataques contra civis no conflito atual. Os cristãos palestinos decidiram cancelar a maioria das festividades de Natal este ano em Belém, onde nem a tradicional grande árvore de Natal nem o presépio em tamanho natural foram instalados.

O jesuíta argentino proferirá sua tradicional bênção "Urbi et Orbi" ("Para a cidade e para o mundo") na segunda-feira às 12h (8h no horário de Brasília), durante a qual costuma oferecer uma visão geral dos conflitos mundiais.

Neste ano, não haverá árvores de Natal ou luzes decorativas na Praça da Manjedoura, o local exato onde Jesus teria nascido. Essa é a primeira vez que a festa foi cancelada, desde o início Mesmo durante a pandemia de Covid-19, a praça foi decorada para a festividade.

— A razão é a situação geral na Palestina; as pessoas não gostam de nenhuma celebração, ficam tristes, irritadas e chateadas; nosso povo em Gaza está sendo massacrado e morto a sangue frio — afirmou um porta-voz do município de Belém. Portanto, não é de todo apropriado realizar tais festividades enquanto há um massacre em Gaza e ataques na Cisjordânia — finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES