Nova carteira de identidade deve ser emitida em todo o país a partir de hoje

O novo documento não tem mais o RG, apenas o número do CPF como registro geral, único e válido para todo o Brasil

Nova carteira de identidade deve ser emitida em todo o país a partir de hoje | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir de hoje, os institutos de identificação em todo o país, começarão a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Este documento inovador não mais apresenta o RG (Registro Geral) como identificação principal; em vez disso, utiliza o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como único e válido registro em todo o território nacional.

A primeira via da CIN e a renovação do documento são fornecidas gratuitamente, sendo que uma taxa, estabelecida por estado, será aplicada apenas para a emissão da segunda via em caso de perda. Vale ressaltar que a renovação não é compulsória, e a substituição poderá ser realizada gradual e gratuitamente até 2032.

O governo federal estabeleceu o prazo até 6 de novembro para que todas as unidades federativas do Brasil comecem a emitir a CIN, após um adiamento em março deste ano. Até o mês passado, 12 estados já estavam emitindo a CIN: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A implementação começou em julho de 2022 pelo estado do Rio Grande do Sul, e até o momento, já foram registrados 2 milhões de novos documentos.

A nova carteira de identidade está disponível em formatos físico e digital. A versão física é confeccionada em papel-moeda, contendo marcas d'água da imagem do território nacional e do brasão da República, além de detalhes de segurança sigilosos. Um QR Code possibilita a validação eletrônica da autenticidade do documento, bem como a verificação de sua validade, e se o mesmo foi perdido ou extraviado. Além disso, o documento inclui informações do cidadão, impressões digitais e a opção de consentimento para doação de órgãos.

A CIN também serve como documento de viagem para os países do Mercosul, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes. O prazo de validade da CIN varia conforme a idade do titular: cinco anos para crianças com até 11 anos e dez anos para pessoas de 12 a 59 anos. Aqueles com mais de 60 anos não precisarão renovar o documento.

Para adquirir a nova carteira de identidade, é necessário que o CPF esteja regularizado na Receita Federal. O órgão também realizará validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira. É importante destacar que os documentos de identidade nos modelos antigos permanecerão válidos até 28 de fevereiro de 2032.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES