Nova droga é esperança contra câncer de mama

A vacina aponta para uma proteína que aparece, comumente, expressada em excesso nas células de câncer chamada receptor 2 do fator de crescimento

Radiologista Gérson Prado explica pesquisas contra o câncer | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de janeiro é tradicionalmente um período do ano em que aumenta a procura por exames e consultas, o famoso check-up. Durante as férias, a maioria das pessoas faz questão de ver se a saúde está em ordem e, entre as mulheres, uma das maiores preocupações continua sendo um dos cânceres que mais matam no mundo: o de mama.

Em Teresina, segundo afirma o doutor em Radiologia e professor da Ufpi Gérson Prado, a procura por esse tipo de exame foi intensa durante o final do ano e continua agora em janeiro. ?A prevenção continua sendo a melhor forma de se combater esse tipo de problema e não podemos deixar de falar sobre isso, de promover e participar de campanhas e de conscientizar a mulher?, fala o médico.

Porém, há boas novas quando o assunto é câncer de mama. É que recentemente o Centro Médico Militar de San Antonio (Texas) desenvolveu uma vacina que reduz as taxas de recorrência desse tipo de tumor, o que pode ser uma esperança futura para que cada vez

menos mulheres sejam acometidas pelo problema.

De acordo com o radiologista Gérson Prado, a notícia chega em bom momento, pois ele crê que uma vacina pode ser uma arma poderosa no combate e controle da doença. Ele explica que a vacina é chamada de E-75 e que a mesma passará em breve à fase final de testes para que possa obter a aprovação da Direção de Alimentos e Remédios daquele país. ?Um estudo desse tipo não beneficia somente o país em que está sendo feito e sim todo o mundo, que pode começar a obter o medicamento?, comenta Gérson.

A vacina aponta para uma proteína que aparece, comumente, expressada em excesso nas células de câncer de mama chamada ?receptor 2 do fator de crescimento epidérmico. As vacinas contra o câncer apontam a uma proteína ou antígeno expressado nas células do câncer, e ?a ideia é ?treinar? o sistema imunológico para que reconheça essa proteína, ou porção de proteína, que aparece em excesso nas células do câncer, mas não nas células

normais. Dessa forma o sistema imunológico pode diferenciar o normal do anormal e o sistema de imunidade pode reconhecê-lo, basicamente, o marca para matá-lo, é o que afirmam os pesquisadores.

Como confirma Gérson Prado, a grande maioria das vacinas, no passado, foi testada com pacientes cujo câncer estava nos períodos finais, mas uma vacina tem a intenção de estimular o sistema de imunidade, que é algo que não se encontra habitualmente nas pessoas com câncer terminal. Portanto, segundo o médico, essas vacinas testadas em pacientes em etapas finais tinham um efeito ruim.

A equipe em San Antonio decidiu que testaria a vacina entre pacientes comum sistema de imunidade robusto, ou seja, sobreviventes do câncer que estão livres do mal, mas com risco

de uma recorrência. Os pesquisadores prepararam a proteína, que se expressa em variados ní-

veis de excesso nas mulheres com câncer de mama, e focaram nos 60% dessas mulheres nas quais ela aparecia em níveis baixos ou intermediários.

A vacina consiste em uma mistura do peptídeo E-75 da proteína HER-2, e um estimulante do sistema imunológico. Os testes começaram em2001 com 220 pacientes e os pesquisadores fizeram um acompanhamento das mulheres durante cinco anos. A metade das mulheres recebeu a vacina, que é uma injeção mensal por seis meses, e a outra metade foi o grupo

de controle.

O resultado foi muito promissor. A taxa de recorrência do câncer foi de 20% entre o grupo de controle e de 10% entre as mulheres que receberam a vacina. Este sucesso levou à nova etapa de testes que começará este ano e envolverá de 700 a 1.000 pacientes.

Mas, ao contrário dos períodos anteriores, esta fase será por conta da companhia comercial Galena Biopharma que buscará a aprovação do governo para o uso público da vacina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES