Nova estratégia de vacinação contra Influenza teve início hoje (16)

A campanha se encerra na próxima sexta-feira, 20 de maio.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Iniciou hoje (16) a nova estratégia de vacinação contra a Influenza (gripe) adotada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Neste segundo momento, com o recebimento dos 30% restantes das doses, foram escolhidos pontos estratégicos como referência para a imunização. A campanha se encerra na próxima sexta-feira, 20 de maio.

Até o momento, foram vacinadas 85.650 pessoas, que corresponde a 56% do público-alvo da campanha. "Estabelecemos essa nova estratégia para contemplar todas as áreas da cidade que servissem de referência para funcionar pela manhã e à tarde, facilitando a ida dos usuários. Esse planejamento foi baseado nas demandas observadas”, explica Smithanny Barros, gerente de Atenção Básica da FMS.

Desta forma, a distribuição das vacinas está concentrada em 27 salas, sendo 19 Unidades Básicas de Saúde e oito hospitais, que estarão sempre abastecidas. “Definimos cinco UBS em cada região da cidade para serem referência da vacinação durante a semana, bem como os hospitais municipais que estarão vacinando também nos finais de semana", explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. Já as salas de vacina das UBS funcionam de segunda à sexta, de 8h ao meio dia e de 14h às 18h.

O grupo prioritário que tem direito à vacina é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto). As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

A meta para a capital é vacinar 173.058 pessoas contra Influenza. Na primeira etapa da vacinação foram enviadas pelo Ministério da Saúde para Teresina 70% das doses referentes ao público-alvo da vacina. Nesse primeiro momento, as doses foram distribuídas em 102 salas de vacinação de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES