Nova geração do Audi A4 radicaliza no design e nas tecnologias

Maior e mais leve, médio revelado nas carrocerias sedã e perua

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Audi apresentou a nova geração do médio A4 na Europa nas versões sedã e perua. Segundo a própria a fabricante alemã, ambos ficaram mais leves e tecnológicos. A gama de motores é ampla, com versões a gasolina, a diesel e até a gás natural veicular (GNV), batizada de G-tron. Na comparação com o modelo atual, o novo A4 está 120 kg mais leve e traz, na base, o novo propulsor 1.4 TFSI de 150 cv, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, além de oferecer um consumo médio combinado de até 20,4 km/l. Confira todos os detalhes a seguir.

Embora o novo A4 lembre a versão anterior, a dianteira tem faróis mais agressivos e puxados para o capô, com vincos profundos. A nova grade dianteira manteve o formato hexagonal, mas está mais "marcada”.

Como era de se esperar, a oferta de motor no novo Audi A4 seguirá generosa (na Europa). Com gasolina, as opções começam com o 1.4 TFSI de 152 cv e 25,5 kgfm, que acelera de 0 a 100 em apenas 8,9 segundos, números respeitáveis para o pequenino. Há também o 2.0 TFSI em duas configurações: 192 cv e 32,6 kgfm ou 255 cv e 37,6 kgfm.

Nas configurações a diesel, o 2.0 TDI também varia de desempenho, com 152 cv e 32,6 kgfm ou 192 cv e 40,6 kgfm de torque. Para os mais exigentes, há ainda o topo de linha 3.0 TDI com 221 cv e 40,6 kgfm ou até 275 cv e 61 kgfm.

Mesmo com o amplo leque de variantes, a carroceria perua ainda terá como opcional a G-tron, versão ecologicamente correta, equipada com um 2.0 TFSI de 172 cv movido a gás natural.

Abastecido com GNV, a perua da Audi tem consumo de 25 km/kg e autonomia de 500 km com o combustível verde, e mais 450 quilômetros com gasolina, sendo 950 km de autonomia total.

Os motores podem ser acompanhados com transmissão manual de seis marchas, automatizada S-tronic de sete velocidades ou a Tiptronic automatizada de oito velocidades — as duas com dupla embreagem.

A tração pode ser dianteira ou integral (Quattro), que possui diferencial traseiro esportivo, controle eletrônico dos amortecedores e assistente de estacionamento.

O motor 2.0 TFSI, quando associado ao câmbio S-Tronic e à tração dianteira, faz a perua arranca de 0 a 100 km/h em ligeiros 7,3 segundos. E o consumo médio chega a 20,8 km/l.

No interior, o sistema multimídia "básico" possui tela de sete polegadas, mas pode ganhar upgrade para 8,3. A montadora também criou um sistema para integrar smartphones da Apple e Android.

Porém, a grande novidade é o quadro de instrumentos batizado de virtual cockpit, que reproduz as informações em tela de LCD. A tecnologia estreou no novo Audi TT e, assim como no esportivo, é opcional.

O novo A4 também pode ter controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento (que realiza as manobras) e leitor de placas de trânsito, que monitora as informações da estrada. Entre as tecnologias, há ainda o sistema de manutenção de faixa, que emite alertas em manobras repentinas.

Os modelos chegam às lojas europeias nas próximas semanas e devem desembarcar no Brasil até o início de 2016.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES