Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa tem 95% das obras concluídas

Os equipamentos estão sendo adquiridos e a previsão para inauguração é no primeiro semestre de 2023

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa tem 95% das obras concluídas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A governadora Regina Sousa visitou, nesta sexta-feira (16), as obras da nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada na Avenida Presidente Kennedy, zona Leste de Teresina. Com mais de 95% do cronograma de obras executado, o centro materno infantil já dispõe de mais de 30% dos equipamentos adquiridos, com destaque para os focos cirúrgicos e os equipamentos do setor de Lavanderia e da Central de Material Esterilizado (CME), que já estão em fase de instalação. 

A chefe do Executivo estadual afirmou que os demais equipamentos estão em processo de aquisição e a maternidade será inaugurada assim que estiver com todos eles. “A maternidade está praticamente pronta, faltam poucos acabamentos e os equipamentos para inaugurar, acredito que não demore. Os recursos para a finalização da construção estão assegurados pela Caixa e agora estamos vendo mais recursos para a compra do restante dos equipamentos. Essa vai ser uma das maternidades mais modernas do Brasil, de alta complexidade, com atendimento de primeira linha”, ressaltou Regina Sousa.

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa tem 95% das obras concluídas - Foto: Ascom

A obra de construção da nova MDER tem investimento de R$ 136 milhões, oriundos de recursos estadual e federal. Ao todo, serão 280 leitos, sendo 95 só para atendimento de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Neris Júnior, disse que a previsão para inauguração da maternidade é no primeiro semestre de 2023.

“Estamos com mais de 95% da obra concluída, alguns equipamentos que faltavam chegar já chegaram, estamos aguardando chegar mais. Com isso, a previsão de inauguração é ainda no primeiro semestre de 2023. Há uma comissão de transição formada entre a antiga maternidade e a nova fazendo avaliações permanentes, tanto da construção da obra como da chegada desses equipamentos”, comentou o gestor.

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa tem 95% das obras concluídas - Foto: Ascom

A nova maternidade será administrada de forma compartilhada pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e pela Associação Reabilitar. De acordo com a entidade gestora, também já foram entregues todos os equipamentos de mobiliário e as banheiras do Centro de Parto Normal (CPN). E para o próximo mês de janeiro está prevista a entrega de todos os equipamentos do setor de Nutrição, além do tomógrafo e do aparelho de raio-x fixo, que já tiveram o processo de compra concluído.

De acordo com presidente da Associação Reabilitar, Benjamin Pessoa Vale, a gestão compartilhada terá como prioridade resultados e humanização no atendimento. “Essa é uma obra sonhada pela sociedade piauiense e hoje vemos a obra concretizada, com 95% da construção pronta, toda baseada nas portarias do Ministério da Saúde, com adequações corretas pela Vigilância Sanitária, Será uma gestão para a população, uma gestão compartilhada, baseada em resultados e humanização”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES