Nova Maternidade irá dobrar número de UTIs neonatal no estado

A nova estrutura prevê 115 leitos para tratamento intensivo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com obras iniciadas em 2018, a estrutura da nova maternidade de referência em alta complexidade do Piauí irá dobrar a capacidade de atendimento no estado. O Piauí, que já é referência nacional com a Maternidade Evangelina Rosa (MDER), maior do Brasil financiada pelo SUS, ampliará os atendimentos e trará mais conforto e modernidade a mães e recém-nascidos em uma estrutura completamente nova.

Em construção na Avenida Presidente Kennedy, em Teresina, o novo Centro Materno Infantil atende a necessidade de uma estrutura hospitalar mais moderna para a população. De acordo com o diretor-geral da MDER, Francisco Macêdo, a expansão do atendimento e a longevidade da estrutura pedem um novo prédio. “Toda a estrutura da Evangelina Rosa será transferida para o novo Centro Materno Infantil do Piauí”, explicou.

Divulgação/Sesapi

A MDER possui 43 anos de funcionamento em uma arquitetura de campanha de guerra horizontalizada. Já, a nova maternidade de referência em alta complexidade contará com pelo menos cinco pavimentos. Com previsão de conclusão para 2021, a nova estrutura prevê 115 leitos para tratamento intensivo. Serão 20 unidades de UTI adulta e 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, espaços para acolhimento de mãe e bebê.

Serão aproximadamente R$ 84 milhões investidos na construção do centro, com recursos de emenda dos deputados federais e do Tesouro Estadual. O diretor-geral da MDER acredita que a nova maternidade terá impacto significativo na melhoria da assistência materno infantil.  “Uma casa que quando entregue fará a diferença no tratamento mãe e bebê. Uma casa totalmente nova e estruturada com mais leitos tanto em UTI como no atendimento do médio e baixo risco”, informou Francisco Macêdo.

Ainda de acordo com o diretor-geral da MDER, o consórcio de empresas responsável pela obra deve entregar do primeiro bloco até o quinto andar do prédio em um cronograma de 24 meses.

Divulgação/Sesapi

Reforço na Evangelina Rosa

Para atender à crescente demanda por atendimento, a MDER teve que passar por reformas estruturais importantes, desde a ampliação e construção de novos espaços, até a realocação de setores e aquisição de maquinário.

De acordo com a direção da unidade, a maternidade recebeu, apenas em 2018, mais de R$ 2 milhões em investimentos, que possibilitaram a modernização de seu aparato tecnológico com a aquisição de respiradores, monitores e carros de urgência, como de parada cardiorrespiratória.

Banco de Leite

Destaque dentro da estrutura de prestação de serviços da Maternidade, o Banco de Leite Humano (BLH) foi credenciado nacionalmente com qualificação máxima da Rede Global de Bancos de Leite Humano pelo terceiro ano consecutivo.

O BLH da Maternidade Dona Evangelina Rosa segue um criterioso processo de coleta de leite, que beneficia recém-nascidos que necessitam do complemento e aleitamento não suprido pela mãe. A estrutura abastece, além dos pacientes da Evangelina Rosa, bebês de outras unidades do Estado em Parnaíba, Floriano e da rede privada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES