Nova vistoria eletrônica dará mais segurança na compra de veículos

Um novo sistema de vistoria eletrônica nos veículos usados será lançado em junho no Piauí e trará mais segurança na compra.

Avalie a matéria:
Nova vistoria eletrônica | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo sistema de vistoria eletrônica nos veículos usados será lançado em junho no Piauí e trará mais segurança na compra e venda de carros e motos. É o que garante a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), que investiga furto e roubo de veículos.

Atualmente, os carros e motos usados comercializados no Piauí são vistoriados apenas com a extração do decalque das marcações do chassi, mas sujeito a muitas falhas devido a fraudes cada vez mais complexas usadas por grupos criminosos para adulteração do chassi em veículos roubados. “Com a vistoria eletrônica, será feita uma análise apurada, com registro de imagens e dados mais precisos e de forma on-line, trazendo mais segurança ao comprador”, afirma Marcelo Dias, coordenador da Polinter.

A vistoria veicular é um procedimento obrigatório para a realização da transferência de propriedade do veículo, alteração do domicílio intermunicipal ou interestadual e outros serviços que necessitem da emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Novo sistema de vistoria eletrônica nos veículos - Foto: Divulgação 

Outra vantagem que a nova vistoria trará é que, por ser mais rigorosa, ficará mais atenta a itens de segurança do veículo, que precisam estar em bom estado, como pneus, vidros, a placa, cintos de segurança, estepe, freios, farois, entre outros.

A novidade será lançada em junho pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran), que irá credenciar empresas para fazer a vistoria. O novo sistema eletrônico atende a uma orientação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução Nº 466/2013. O novo sistema será disponibilizado em 22 municípios do Piauí.

O ganho de tempo também é mais um benefício, ficando desnecessário fazer a vistoria na Polinter. “Quando há a transferência do veículo, por meio do DUT (documento) eletrônico, a comunicação é feita em cartório via on-line ao Detran. Isso gera mais agilidade e segurança porque impede fraudes”, afirma o diretor-geral do Detran, Garcia Guedes. “Tanto comprador quanto vendedor poderão fazer um negócio com mais segurança”, frisa.

O sistema eletrônico será realizado por meio de empresas credenciadas pelo Detran. Ao pagar a taxa de transferência do veículo por meio do site do Detran, o usuário deverá se encaminhar ao endereço informado para a vistoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES