Nova Zelândia proíbe armas de estilo militar e fuzis após massacre

Governo neozelandês pretende instituir plano para devolução das armas já compradas. Alguns tipos de armamento seguem liberados para caça.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em anuncio nesta quinta-feira (21), a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, decretou a proibição da venda de armas semiautomáticas de estilo militar e de fuzis de assalto no país após o massacre após o atentado cometido na semana passada contra duas mesquitas em Christchurch, em que 50 pessoas morreram. A premiê já havia adiantado que apresentaria uma legislação mais dura em relação as armas de fogo no país. 

O governo neozelandês, além disso, vai proibir equipamentos que permitam a conversão de outros tipos de armamentos a armas semiautomáticas militares. Segundo a primeira-ministra, a lei deve entrar em vigor em 11 de abril.

Conforme declaração da primeira-ministra, o comércio de alguns tipos de fuzis continua permitido tendo em vista o uso por fazendeiros caçadores do interior do país. O governo também espera instituir um esquema de devolução das armas do tipo já compradas. A ideia é evitar uma avalanche de compras dos produtos proibidos.

David Lintott/AFP

Empresas que fornecem serviço de internet na Austrália e na Nova Zelândia bloquearam acesso a endereços da web que estavam compartilhando imagens do massacre em Christchurch.

O caso

O terrorista autor do atentado transmitiu as imagens do ataque ao vivo no Facebook. Enquanto as redes sociais, como YouTube e Facebook, estavam lutando para conter a disseminação do conteúdo, sites de vídeo, como LiveLeak, e fóruns, como 4chan e 8chan, continuavam a permitir os vídeos — segundo usuários da internet na Austrália postaram em redes sociais, estes estavam entre os endereços bloqueados.

 Mark Baker/Reuters



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES